A Universidade Técnica do Atlântico (UTA)/ISECMAR, é parceira do projeto Ad4mac que tem como parceiro responsável a Universidad de La Laguna (ULL) e como parceiro em Cabo Verde a Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda em S. Vicente.
O projeto Ad4mac (Promoção da economia circular e as energias renováveis através da digestão anaeróbica de resíduos e subprodutos orgânicos na Macaronésia) visa promover a economia circular e a produção de energia renovável em empresas e indústrias agroalimentares na região da Macaronésia, através da correta gestão de resíduos e subprodutos orgânicos.
Um dos objetivos do Projeto, era a instalação e operação de uma planta piloto em uma quinta de gado cabo-verdiana para a digestão anaeróbica de esterco para demonstrar a viabilidade técnica e económica da geração e uso de biogás em fazendas de gado.
A infra-estrutura de demonstração de Cabo Verde já está pronta!
Nas últimas duas semanas, houve um trabalho árduo na planta piloto #biogás localizada na Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda (Sao Vicente, Cabo Verde) onde parte do chorume da quinta será transformado #biogás e #fertilizantes para cultivo de pasto.
A planta dispõe de um digestor com volume total de 60 m3 (40 m3 de volume ativo), um gasômetro de 20 m3 e uma caldeira de 25 kW de potência, que fornecerá água quente ao matadouro. Além disso, haverá um excedente de biogás que será utilizado em diversas tarefas, como chamuscar os porcos para eliminação dos pêlos.
Um sistema #IoT permitirá a aquisição e transmissão de dados de Cabo Verde para as Ilhas Canárias, onde a equipa da Universidad de La Laguna (ULL) irá monitorizar a planta com o objetivo de fornecer os dados a outros pecuaristas interessados em aplicar o tecnologia na região da Macaronésia.
Esta planta combina tecnologia de baixo custo com sensores para monitoramento e automação, um dos marcos mais importantes do projeto Ad4mac, que visa aproximar a tecnologia de #DigestiónAnaerobia dos pequenos produtores da região.
A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) teve a honra de receber ontem, dia 12 de setembro, no seu Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), uma delegação de empresários holandeses que operam no setor do transporte marítimo. A visita aconteceu no seguimento de várias reuniões virtuais anteriormente mantidas no sentido de se criar uma plataforma de facilitação da contratação dos formandos da UTA por parte das companhias marítimas holandesas e revitalizar a ligação histórica entre os dois países no sector marítimo.
Os visitantes puderam interagir com os vários sectores da comunidade da UTA e visitar o Campus de Ribeira de Julião, nomeadamente os simuladores do ISECMAR e os demais laboratórios.
No final, os visitantes reiteraram a sua vontade de contribuir para o aumento do número de marítimos cabo-verdianos a trabalhar nas respetivas companhias e se comprometeram em trabalhar em conjunto com a UTA no sentido de colmatar algumas lacunas ainda existentes, nomeadamente em termos de aquisição de mais e melhores equipamentos de apoio à formação, na conceção de bolsas de estudos para a atração de mais estudantes para a área marítima e na disponibilização de vagas para estágio no mar aos estudantes da UTA.
Dentro do espírito que norteou e criação do Campus do Mar de Cabo Verde a Escola do Mar também participou das atividades realizadas.
A UTA torna público as listas de candidatos admitidos e não admitidos à docência em vários cursos a serem ministrados nas Unidades Orgânicas da Universidade (ISECMAR e ICTA) para o ano letivo 2023/2024.
Consulte os resultados do concurso no site: https://candidaturas.uta.cv/candidaturas/concurso-docentes