A Universidade Técnica do Atlântico informa que se encontra aberto o Concurso Público Nacional para a contratação de empresa para a aquisição de uma viatura. O concurso tem como objeto a aquisição de (01) um automóvel ligeiro estilo SUV, elétrico. 

Os documentos do procedimento estão disponíveis na Reitoria da UTA, entre as 08h00 e as 16h30, em dias úteis. Para mais informações, os interessados podem contactar a UTA através dos telefones 436 67 20 / 436 67 23 ou pelo endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Entrega das propostas até às 10 horas do dia 09 de Dezembro.

No âmbito do Ocean Week, a Universidade Técnica do Atlântico-UTA, coordenará a realização de um side-event, denominado "BLUE TALK: Conexões Sustentáveis – a sustentabilidade como estilo de vida”, no dia 4 de novembro, amanhã, das 09:00 às 12:30 horas, no Liceu Ludgero Lima.

 

A atividade contará com a envolvência de todas as escolas secundárias da Ilha e o objetivo é abordar temas relacionados às mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental e energias renováveis, através de palestras lideradas pela Doutora Corrine Almeida e pelo Mestre Henrique Rendall Évora, ambos docentes da UTA, tendo como público-alvo estudantes do ensino secundário.

 

As escolas terão participação ativa no evento, em que o artesanato assume expressividade, através de uma exposição-venda de produtos artesanais, confeccionados pelos próprios estudantes, sob supervisão dos docentes e cuja matéria prima são resíduos sólidos e materiais recicláveis. Pretende-se dar visibilidade aos vários projetos desenvolvidos, que, para além de explorar os dons artísticos, potencialidades e criatividade dos alunos, visam reduzir a evasão escolar, promover a inclusão social e desenvolver um espírito de pertença às instituições.

 

Outras manifestações artísticas estarão representadas, como a música, através da artista Emy Benrós, estudante da ESJB e do Coro "Pintim" da ESJAP, bem como a dança com o Grupo de Dança da ESJB e a Escola de Ginástica Mindelgina que terá espaço para demonstração de ginástica rítmica, cuja atleta é igualmente estudante da ESAO.

 

A ONG SIMILI, cuja atividade é transformar as redes de pesca encontradas nas praias de Cabo Verde em tecido, através da tecelagem e que tem como objetivo minimizar os impactos negativos causados pelas mesmas no ambiente marinho, fomentar a economia circular e empoderar mulheres da comunidade da Salamansa, também estará presente com uma demonstração do seu trabalho com o tear e as suas produções.

O evento contará com a presença do Magnífico Reitor da UTA, Professor Doutor João do Monte Duarte e parceiros da Academia.

 

 

 

 

 

A VII edição da ICOTTS´25 acontecerá de 06 a 08 de Novembro de 2025 na ilha do Sal em Cabo Verde. O ICOTTS é um evento internacional relevante, realizado anualmente em países diferentes, que atrai participantes de várias partes do mundo, promovendo o desenvolvimento e a inovação na área do turismo.

Trata-se de uma conferência multidisciplinar e transversal a todos os setores de atividade relacionados com as tecnologias de informação e os sistemas aplicados ao turismo, abrangendo temas como a competitividade dos destinos baseada na tecnologia digital, a hotelaria, a gestão de destinos, os negócios e as finanças, a administração pública, a economia, as ciências da gestão, a educação, a saúde e reabilitação, bem como a agricultura e a tecnologia alimentar.


A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) pertence ao consórcio de organização da edição de 2025 em conjunto com as entidades parceiras: Instituto Politécnico do Porto, International  Association for Digital Transformation and Technological Innovation (IADITI), Instituto Europeu de Estudos Superiores, Universidad Autonoma do Chile e Instituto Superior de Saúde (ISAVE).


As atividades científicas da conferência terão lugar nos dias 06 e 07 de novembro, com apresentações dos artigos científicos selecionados pela comissão científica internacional e intervenções de dois Keynote Speakers, escolhidos entre cientistas de destaque internacional na área do turismo. Já no dia 08 de novembro será dedicada à agenda cultural e turística pela Ilha do Sal.


Os Keynote Speakers desta edição de 2025 são os Professores Doutores Chané de Bruyn e Paulo Ferreira. 

O Professor 𝗣𝗮𝘂𝗹𝗼 𝗙𝗲𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮, economista e doutorado em Gestão, é Professor Catedrático e Pró-Presidente para a Investigação, Inovação e Transferência de Tecnologia no Instituto Politécnico de Portalegre. Tem centrado a sua investigação na análise dos mercados financeiros, dedicando também parte do seu trabalho ao estudo do empreendedorismo. Para além de ser docente em várias instituições de ensino superior é ainda investigador no VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos. O tema da palestra será  𝘖 𝘛𝘶𝘳𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘦𝘮 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘶𝘨𝘢𝘭 𝘢𝘱𝘰́𝘴 𝘢 𝘱𝘢𝘯𝘥𝘦𝘮𝘪𝘢 – 𝘢𝘭𝘨𝘶𝘮𝘢𝘴 𝘦𝘷𝘪𝘥𝘦̂𝘯𝘤𝘪𝘢𝘴 𝘦 𝘱𝘦𝘳𝘴𝘱𝘦𝘵𝘪𝘷𝘢𝘴 𝘦𝘤𝘰𝘯𝘰́𝘮𝘪𝘤𝘢𝘴.

A Professora 𝗖𝗵𝗮𝗻𝗲́ 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝘂𝘆𝗻, é investigadora no Centro para o Desenvolvimento Económico Local (CENLED) da Universidade de Joanesburgo, é doutorada em Economia, com especialização em Desenvolvimento Económico Local. Certificada pelo Economic Development Council of South Africa como Desenvolvedora Económica na área do Desenvolvimento Económico Local, integra também o Future Finance Law Hub, uma plataforma de reflexão sobre políticas públicas. A sua investigação centra-se em áreas como o desenvolvimento económico local, a economia do desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável e o turismo. O tema da sua palestra será 𝘜𝘮𝘢 𝘢𝘯𝘢́𝘭𝘪𝘴𝘦 𝘥𝘰 𝘵𝘶𝘳𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘴𝘦𝘵𝘰𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘪𝘣𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘦𝘤𝘰𝘯𝘰́𝘮𝘪𝘤𝘰: 𝘰 𝘤𝘢𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘳𝘦𝘨𝘪𝘢̃𝘰 𝘭𝘰𝘤𝘢𝘭 𝘯𝘢 𝘈́𝘧𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘥𝘰 𝘚𝘶l𝘜𝘮𝘢 𝘢𝘯𝘢́𝘭𝘪𝘴𝘦 𝘥𝘰 𝘵𝘶𝘳𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘴𝘦𝘵𝘰𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘪𝘣𝘶𝘵𝘪𝘷𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘦𝘤𝘰𝘯𝘰́𝘮𝘪𝘤𝘰: 𝘰 𝘤𝘢𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘳𝘦𝘨𝘪𝘢̃𝘰 𝘭𝘰𝘤𝘢𝘭 𝘯𝘢 𝘈́𝘧𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘥𝘰 𝘚𝘶𝘭.


Está confirmada a participação de cerca de 100 investigadores internacionais, sendo cerca de 60 de forma presencial e os restantes online. Os artigos científicos a serem apresentados serão publicados pela editora internacional Springer e serão indexados às principais bases de dados internacionais de publicações como a SCOPUS.


Para mais informações sobre a conferência consultar o site:https://www.icotts.org/

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) recebeu a 5ª turma do Programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (MRP-CCMS) para o ano académico 2025/2026. Este programa de mestrado é implementado em estreita parceria com o Centro Helmholtz de Pesquisa Oceânica GEOMAR, a Universidade de Kiel e o Instituto Thünen (Hamburgo) como parceiros alemães, e o IMAR (Instituto do Mar) como parceiro nacional. É ainda desenvolvido no âmbito do Programa do Centro de Ciência da África Ocidental sobre Mudanças Climáticas e Uso da Terra Adaptado (WASCAL) financiado pela Alemanha e por 12 países da África Ocidental.


Esta nova turma é composta por 15 estudantes provenientes de 14 países, incluindo Togo, Senegal, Cabo Verde, Guiné, Gâmbia, Nigéria, Níger, Mali, Costa do Marfim, Benim, Burkina Faso, Gana, Timor-Leste e Brasil.

Antes de chegarem a Cabo Verde, os estudantes participaram de programas de imersão linguística, em que os francófonos frequentaram um curso intensivo de inglês na Universidade de Cape Coast, no Gana e os anglófonos participaram de um curso de francês na Universidade de Lomé, no Togo. A imersão linguística dos estudantes lusófonos foi realizada na Myrtle Atividades Educativas [Learning Center], em Mindelo, onde frequentaram os cursos intensivos de língua inglesa e portuguesa.

 

Uma das principais atividades práticas do Programa de Mestrado em Pesquisa sobre Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas é o treinamento em observação oceânica a bordo de um navio local e/ou de um navio de pesquisa internacional alemão.


Um dos destaques desta nova edição é a presença, pela primeira vez, de estudantes de Timor-Leste (2 estudantes) e do Brasil (1 estudante), reforçando a diversidade cultural e académica do programa. Nesta edição foram submetidas 298 candidaturas.


A UTA congratula-se por acolher este grupo diversificado e promete proporcionar-lhes uma experiência académica enriquecedora, marcada pela excelência científica, intercâmbio cultural e cooperação internacional.

Fotografia gentilmente cedida pela equipa do Programa WASCAL

De 1 a 3 de outubro de 2025, a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) participou no 3.º Encontro do Consórcio 𝗢𝗥𝗜𝗢𝗡 (𝗡𝗼𝘃𝗲𝗹 𝗗𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗖𝗼𝗺𝗽𝗼𝗻𝗲𝗻𝘁𝘀 𝗳𝗼𝗿 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗥𝗲𝗻𝗲𝘄𝗮𝗯𝗹𝗲 𝗘𝗻𝗲𝗿𝗴𝘆 𝗩𝗮𝗹𝘂𝗲 𝗖𝗵𝗮𝗶𝗻𝘀), realizado em Palaiseau, Paris, sob coordenação da SINTEF e acolhimento do Institut Mines-Télécom (IMT).

O ORION é um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do Horizon Europe, que visa desenvolver componentes digitais modulares e interoperáveis para acelerar a descarbonização das cadeias de valor energéticas internacionais, com especial atenção a portos, cidades e ilhas.

A UTA foi representada pelo Professor Henrique Rendall Évora, que, além de investigador da instituição, é também o líder do Use Case 1 – Cabo Verde, um dos seis casos de uso do projeto ORION.

O Use Case 1 – Noruega e Cabo Verde conecta os portos de Ålesund (Noruega) e Porto Grande de São Vicente (Cabo Verde) numa iniciativa pioneira de descarbonização portuária e transição energética.

Este caso tem como foco:

  • Monitorizar o consumo energético em tempo real em edifícios e equipamentos portuários;
  • Implementar o fornecimento de energia elétrica a navios (shore power), reduzindo as emissões de geradores a gasóleo;
  • Otimizar a integração da energia solar com a rede elétrica local;
  • Aplicar análises preditivas para prever a procura energética com base em condições meteorológicas e tráfego portuário.

 

O Digital Twin (Gémeo Digital) do Porto Grande está a ser desenvolvido como uma plataforma interoperável e aberta, integrando APIs de energia, logística e meteorologia, que permitirão simular, prever e otimizar o desempenho energético e ambiental das operações portuárias.

O Digital Twin de Cabo Verde foi destacado como um dos cenários mais inovadores e desafiantes do consórcio, pela sua natureza insular, necessidade de interoperabilidade entre sistemas de energia, mobilidade e operações portuárias, e limitação de dados.

A presença da UTA, representada pelo Professor Henrique Rendall Évora, reafirma o compromisso de Cabo Verde com a transição energética sustentável, posicionando o país como referência internacional na digitalização e descarbonização de portos insulares.