Estudantes da 4ª edição do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (MMCCM) da UTA embarcaram hoje dia 01 de abril num cruzeiro científico a bordo do navio de pesquisa alemão POLARSTERN.

Créditos da fotográfia: Paula Baierlein GEOMAR

O navio POLARSTERN, operado pelo Instituto Alfred Wegener, Centro Helmholtz de Pesquisa Polar e Marinha, partiu esta manhã de Mindelo, Cabo Verde, para uma expedição especial. A bordo, encontram-se 13 estudantes da UTA, do curso de Eles serão acompanhados por cientistas experientes de diferentes países e áreas disciplinares. Da equipa de cientistas faz parte a Professora Doutora Corrine Almeida, Diretora do programa de mestrado MMCCM da UTA que entende que: "Após muitas aulas teóricas em sala de aula e trabalhos de laboratório em terra, os nossos estudantes terão finalmente a oportunidade de trabalhar de forma prática no mar. Eles aprenderão a manusear equipamentos técnicos, coletar amostras e analisar os dados oceânicos resultantes. Essas experiências são essenciais para futuras funções na investigação, na indústria ou na formulação de políticas nos seus países de origem."
A Universidade Flutuante (Floating University) é o nome do projeto que representa a componente prática do curso de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), em Cabo Verde. A viagem educacional PS 147/2 aconteceu durante o trânsito do navio entre Mindelo e Bremerhaven.

Créditos da fotográfia: Tobias Hahn GEOMAR

A Universidade Flutuante vai na sua III edição sob a liderança do Centro GEOMAR Helmholtz para Pesquisa Oceânica Kiel, contribuindo para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão da Educação e Pesquisa (BMBF) no âmbito do programa WASCAL (Centro de Serviços de Ciência da África Ocidental para Mudanças Climáticas e Uso Adaptado da Terra) e executado pela Universidade Técnica do Atlântico.
"A Universidade Flutuante é muito mais do que um simples cruzeiro de treinamento. É uma experiência de aprendizagem intensiva para todos os envolvidos, como demonstraram as duas expedições anteriores", afirma o Dr. Björn Fiedler, químico marinho do GEOMAR e líder científico da expedição. "Os estudantes irão trabalhar com instrumentação marinha de última geração, recolhendo e analisando dados e vivenciar de perto o trabalho em equipa de uma pesquisa internacional. Essa experiência é inestimável para uma carreira científica na pesquisa oceânica e climática."
Como os cientistas coletam amostras de água a centenas ou milhares de metros de profundidade? Como estudar os minúsculos organismos que formam a base das cadeias alimentares oceânicas? E de que forma as correntes oceânicas afetam esses ecossistemas? Essas são algumas das perguntas que os estudantes irão responder na prática durante a expedição.
A UTA deseja a todos a bordo uma viagem tranquila e rica em conhecimento e dados.

Nesta quarta-feira, 26 de março de 2025, a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) teve a honra de receber uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América e cientistas da NASA, reforçando a cooperação internacional na pesquisa e educação em ciências oceânicas.
A visita contou com representantes da Embaixada dos EUA, e os cientistas Kelsey Allen e Harrison Smith, do Laboratório de Ecologia Oceânica da NASA assim como da  Profª. Karen Barton da " Da University of Northern Colorado, USA que se encontra na UTA no ambito da sua bolsa Fulbrigth. O evento ocorreu no Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR) e faz parte das atividades relacionadas à missão científica do navio Ocean Xplorer no Porto do Mindelo.

Durante a sessão, os investigadores da NASA realizaram apresentações sobre suas pesquisas e compartilharam experiências na área de observação oceânica, ecologia marinha e tecnologias de monitoramento remoto. O evento teve a participação de estudantes, professores e investigadores da UTA, que interagiram ativamente com os cientistas através de perguntas, debates e reflexões sobre os avanços na pesquisa oceânica. 

Os convidados tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Centro de Simulação Marítima da UTA.


RCV O Outro Olhar - Click no link e saiba mais sobre esta visita.

Notícia TCV

No âmbito da expedição de investigação que saiu do Mindelo a 21 de março a bordo do navio científico alemão RV Meteor, estudantes do 3º ano da licenciatura em Ciências Biológicas tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo a bordo no dia 20 de março das 13 horas às 15 horas.
Os estudantes foram acompanhados pelo Professor Rui Freitas, um dos três especialistas nacionais que integrarão a referida missão de investigação e também pelo Professor Jailson Semedo.
Na visita puderam observar in-loco como é desenvolvida a prática laboratorial em oceanografia, usando equipamentos de ponta e ter uma noção de como se prepara uma expedição de investigação e quais as condições a bordo de navios científicos.
A UTA agradece em nome dos estudantes e docentes a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento de um navio científico.

Créditos da fotografia:Any Mota

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA), em parceria com a Escola Portuguesa de Cabo Verde – Pólo do Mindelo (EPCV-PM), realizou neste último sábado uma grande campanha de limpeza na praia do Norte de Baía, em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado anualmente a 22 de março.


A iniciativa reuniu dezenas de voluntários das duas instituições, incluindo estudantes, professores, pais e membros da comunidade, bem como de parceiros como as Forças Armadas, a Simili, o Ministério do Mar e a Câmara Municipal de São Vicente, num esforço conjunto para remover resíduos e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade de ações concretas sobre meio ambiente.


O evento teve como objetivo principal promover a apanha do lixo na praia e foi recolhida uma grande quantidade de resíduos, especialmente plásticos, que representam uma ameaça significativa à vida marinha e ao equilíbrio dos ecossistemas costeiros.


A campanha contou com uma grande participação das comunidades educativas da UTA e da EPCV, destacando-se como uma iniciativa de grande impacto social e ambiental. Para garantir a segurança e o conforto dos voluntários, a UTA disponibilizou transporte, material de proteção individual, lanche e água, incentivando o uso de garrafas reutilizáveis para minimizar o consumo de plástico descartável. As padarias Vitória e Alecrim deram um imenso contributo ao doar sacos para a recolha e transporte do lixo.


Com iniciativas como esta, a esperança é que cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a importância da limpeza das praias e da redução do lixo, garantindo um ambiente mais saudável para as futuras gerações.


A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) agradece a todas as entidades e empresas que contribuíram para o sucesso da campanha: Transcor, SV; Forças Armadas da 1ª Região Militar; Brito Comércio Geral, Lda; Organização das Mulheres de Cabo Verde - OMCV; Padaria Vitória e Padaria Alecrim, que forneceram apoio essencial para a realização do evento. Um especial reconhecimento e agradecimento à Escola Portuguesa de Cabo Verde - Pólo do Mindelo pela parceria, ao Senhor Ministro do Mar, Dr. Jorge Santos, pela participação e palavras de incentivo e aos seus estudantes de licenciatura e de mestrado, docentes e colaboradores que sempre abraçam as iniciativas da sua universidade.


A colaboração de todos demonstra a força do trabalho em conjunto na construção de um futuro mais sustentável.

 


Links para notícias sobre a campanha

Publicação da MMCV

MatériaTCV

 

 

Créditos da fotografia: N’guessan Cesaire Kouadio

No passado dia 19 de março, estudantes do 3º ano da Licenciatura em Ciências Biológicas e do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR e docentes, participaram do seminário referente a uma campanha de investigação.
A campanha de investigação (expedição M209) será desenvolvida a bordo do RV Meteor, navio de pesquisa alemão. Esta campanha insere-se no âmbito do projeto “BASIS: Benthic and pelagic biodiversity, ecology and habitat mapping in Cabo Verde deep-seas”.
Durante o seminário realizado no OSCM - Centro Oceanográfico do Mindelo, investigadores locais e internacionais apresentaram tópicos relevantes no contexto da expedição de investigação sobre biodiversidade a bordo do navio RV METEOR, pouco antes de partirem.


Programa do seminário:
11:00 – 11:05 Boas-vindas e Introdução, Yara Rodrigues / IMar
11:05 – 11:20 Visão geral do Cruzeiro M209, Henk-Jan Hoving / GEOMAR
11:20 – 11:30 Mapeamento do Fundo do Mar, Julian Stauffer / GEOMAR
11:30 – 11:40 Recifes Mesofóticos, Rui Freitas / UTA
11:40 – 11:50 Biodiversidade de Decápodes Crustáceos na região da Macaronésia, Keider Neves / Biosfera
11:50 – 12:00 Estudos de Base do Monte Submarino Cadamosto: Dados Essenciais para Iniciativas de Áreas Marinhas Protegidas, Vanessa Lopes / Projeto Vitó
12:00 – 12:30 Perguntas & Respostas, Yara Rodrigues / IMar


Os estudantes da UTA foram acompanhados pelos Professores Corrine Almeida e António Pinto e foi uma oportunidade para conhecerem estratégias, técnicas e equipamentos de ponta, utilizados na investigação marinha de superfície e de águas profundas.


Créditos da fotografia: GEOMAR/Edson Delgado