A Universidade Técnica do Atlântico foi criada pelo Governo de Cabo Verde, através do Decreto-Lei nº 53/2019, publicado em Boletim Oficial, no dia 05 de dezembro de 2019, para potencializar os estudos marinhos e a sua contribuição no processo de desenvolvimento do país, no âmbito do investimento na educação de excelência e em profissionais qualificados, na investigação, e na aposta em linhas de internacionalização da economia marítima para elevar a competitividade no âmbito da Zona Económica Especial da Economia Marítima da ilha de São Vicente (ZEEEM-SV) e consequentemente do país.
A UTA, como é mais conhecida, entrou em funcionamento a 01 de janeiro de 2020, estando a funcionar em regime de instalação por cinco anos, ou seja, até 2025.

A Universidade Técnica do Atlântico integra o Campus do Mar, que é o braço da formação e da investigação da ZEEEM-SV e é uma estrutura integrada de instituições de formação técnico-profissional, de ensino superior e de investigação públicas ou privadas. Fazem parte ainda do Campus do Mar o Instituto do Mar (IMar) e a Escola do Mar (EMAR).

Natureza
A UTA é uma instituição de ensino superior público, dotada de autonomia estatutária, científica, pedagógica, cultural, administrativa, patrimonial, financeira e disciplinar.

Missão
Integrar o ensino superior nas dinâmicas internacionais e promover a formação de quadros superiores de excelência, com competências técnico-científicas equiparadas aos mais altos níveis de qualidade internacionais para servir aos objetivos de desenvolvimento do país, bem como alavancar a participação dos quadros nacionais no âmbito das oportunidades emergentes da internacionalização da economia e das empresas nacionais.

Objetivos

  1. A formação humana ao mais alto nível, nas suas diferentes dimensões, através de uma oferta educativa diversificada, de um ambiente educativo adequado, da valorização do trabalho dos docentes e não docentes e da formação integrada dos seus estudantes (pessoal, social, intelectual e profissional).
  2. A realização de investigação, a divulgação dos seus resultados, a participação em instituições científicas e a promoção de eventos científicos, buscando a excelência, a criatividade e a inovação para responder aos grandes desafios da sociedade cabo-verdiana.
  3. A transferência, o intercâmbio, a proteção e a valorização dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos, através do desenvolvimento de soluções aplicadas, da prestação de serviços à comunidade, da realização de ações de formação contínua e do apoio aos desenvolvimento e ao empreendedorismo.
  4. A promoção de atividades que possibilitem o acesso e a fruição de bens culturais por todas as pessoas e grupos, internos e externos à UTA.
  5. O intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições e organismos nacionais e internacionais, através da mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente, do desenvolvimento de programas educacionais e da investigação com base em parcerias, da contribuição para a cooperação internacional, com especial destaque para os países de língua oficial portuguesa, e da construção de um ambiente multilinguístico na UTA.
  6. A interação com a sociedade através de contribuições para a compreensão pública da cultura, da análise e da apresentação de soluções para os principais problemas do quotidiano, e de parcerias para o desenvolvimento social e económico nos contextos regional, nacional ou internacional.
  7. A contribuição para o desenvolvimento social e económico do país e da região em que se encerre e para o conhecimento, defesa e divulgação do seu património natural e cultural.
  8. A promoção da sua sustentabilidade institucional e da sua competitividade no espaço global.

Visão
A visão estratégica plasmada no programa do Governo de Cabo Verde, levou à construção de uma valência do ensino superior público sediada na região norte de Cabo Verde que se materializa através da criação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), como parte integrante do Campus do Mar de Cabo Verde, traduzindo-se no pilar do ensino superior. Se pretende que a UTA seja uma via sólida para alavancar o desenvolvimento do país e reforçar a sua presença no concerto das nações, aproveitando os seus recursos humanos, potenciando os recursos naturais e incorporando as oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico da presente era.