O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e da Integração Regional Dr. Rui Figueiredo visita o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar e reuniu-se com o Presidente Prof. Doutor João do Monte Duarte e com a Profª. Doutora Corrine Almeida, Diretora do curso Regional de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas que decorre neste neste instituto. O principal objetivo da visita foi a de constatar o estado de desenvolvimento do referido programa de mestrado e saber do estado de adaptação dos 10 estudantes oriundos da Costa Ocidental Africana que frequentam o referido curso.

O curso de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas  é a primeira atividade acadêmica a ser realizada em Cabo verde em parceria com a rede WASCAL desde que o Governo ratificou no ano passado a adesão formal de Cabo Verde à WASCAL.

O WASCAL (Centro de Serviços de Ciências da África Ocidental sobre Mudanças Climáticas e Uso Adaptado da Terra) é um Centro de Serviços Climáticos focado em pesquisa em larga escala, projetado para ajudar a enfrentar esse desafio e, assim, melhorar a resiliência dos sistemas humanos e ambientais às mudanças climáticas e maior variabilidade. Isso é feito fortalecendo a infraestrutura e a capacidade de pesquisa na África Ocidental relacionadas às mudanças climáticas e reunindo a experiência de dez países da África Ocidental e da Alemanha.

Financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF), o WASCAL é implementado em um esforço colaborativo por parceiros da África Ocidental e da Alemanha.