unnamed

Investigadores do ISECMAR-UTA acabam de publicar o manual intitulado “Técnicas de Construção Tradicional de Alvenaria de Pedra” e o website https://alvenariadepedra.uta.cv  desenvolvidos no âmbito do projeto de investigação “Preservação do Património Tradicional Construído de Cabo Verde – Técnicas de Construção Tradicional de Alvenaria de Pedra” financiado pelo Governo de Cabo Verde através do Gabinete do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e coordenado pela investigadora Vera Cibele Neves Marques do ISECMAR- UTA. O projeto conta ainda com a participação de outros colaboradores do ISECMAR-UTA bem como das universidades portuguesas de Aveiro e do Porto.

O projeto visa contribuir para a preservação do património tradicional construído e para o desenvolvimento local através da promoção do ressurgimento das técnicas de construção tradicionais de alvenaria de pedra, da utilização dos materiais locais e dos seus processos de obtenção/fabrico, para aplicação em intervenções de reabilitação de construções tradicionais bem como em novas construções. Pretende-se que o projeto tenha impacto no desenvolvimento do país, a nível: histórico-cultural, socioeconómico, saúde, ambiental e turístico.

O referido manual, em suporte eletrónico  pode ser consultado online no referido site ou no link: https://issuu.com/j2duarte/docs/manual_tecnicas_constru__o_interactivo_big