O WASCAL (West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use) é um Centro de Serviços Científicos, implementado em 11 países da África Ocidental (Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Mali, Níger, Nigéria, Senegal e Togo) e financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.

Criado em 2012, O WASCAL tem foco em pesquisa acadêmica e transdisciplinar, capacitação científica em nível de pós-graduação e assessoria científica para decisores de políticas sobre adaptação aos impactos das mudanças climáticas e gestão do uso da terra.

Coopera com muitas agências e universidades na região da Africa Ocidental, fornecendo uma plataforma de conhecimento de excelência para seus parceiros.

No que respeita à capacitação, isso é feito por meio do apoio à formação de jovens acadêmicos nessa região, em áreas científicas sobre o clima, ciências naturais e sociais e pelo fortalecimento das universidades regionais para prestar serviços climáticos e ambientais nos países membros.