Em Cabo Verde, no âmbito do WASCAL foi criado o programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (Master Programme on Climate Change and Marine Sciences, sigla em inglês, MRP-CCMS), sediado no Instituto de Engenharia e Ciências do Mar da Universidade Técnica do Atlântico (ISECMAR/UTA).

O Programa de Mestrado e Pesquisa em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas (MRP-CCMS) facilitará a criação de massa crítica nas áreas de ciências climáticas, ciências marinhas e gestão marinha e costeira, na África Ocidental.

Os estudantes adquirirão conhecimentos interdisciplinares e desenvolverão habilidades técnicas para entender melhor os ecossistemas costeiros e oceânicos e sua interconectividade nessa região.

Com os conhecimentos teóricos e as habilidades aplicadas, os estudantes serão capazes de desenvolver projetos orientados para soluções nas referidas áreas, em um contexto de mudanças climáticas.

O MRP-CCMS formará anualmente até 20 estudantes internacionais em ciências climáticas, marinhas e gestão marinha e costeira, na África Ocidental. Os estudantes serão expostos a abordagens interdisciplinares e transdisciplinares em oceanografia (biológica, física, química e geológica), ecologia marinha, pesca, gestão e planeamento marinho e costeiro