A UTA foi convidada pelo Ministério da Educação e Investigação da Alemanha, para na qualidade de instituição parceira, participar na reunião ministerial conjunta do SASSCAL (instituição homónima do WASCAL para a região sul africana) e da WASCAL que se realizou nos dias 19 a 24 de fevereiro de 2023, em Berlim, Alemanha, representada pelo Magnífico Reitor, Doutor João do Monte Gomes Duarte.
A delegação de Cabo Verde foi chefiada pela excelentíssima Sra. Secretária de Estado do Ensino Superior, Doutora Eurídice Monteiro e integrou ainda a Doutora Ângela Moreno, representante de Cabo Verde na Comissão de Administração do WASCAL, a Dra. Fátima Silva, encarregada de negócios da Embaixada de Cabo Verde (1º dia) e o Dr. Emanuel Duarte, Embaixador de Cabo Verde na Alemanha (restantes dias).
A relembrar que WASCAL é uma instituição da região ocidental africana, da qual Cabo Verde faz parte conjuntamente com outros dez (10) países da Africa Ocidental, a Alemanha e a CEDEAO. O financiamento do WASCAL é principalmente assegurado pelo Governo da Alemanha e pelas comparticipações dos estados-membros.
A UTA é uma das doze (12) instituições parceiras do WASCAL – West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use e neste âmbito, a universidade tem em funcionamento desde 2019, o programa de Mestrado regional em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, que recebe estudantes oriundos de onze países da Africa Ocidental para além de Cabo Verde.