A UTA recebeu ontem, dia 16 de março, a alta visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe, S. Excia. Sr. Carlos Manuel Vila Nova e do Presidente da república de Cabo Verde, S. Excia. Sr. José Maria Neves, acompanhados pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, S. Excia. Sr. Rui Figueiredo Soares, pelo Ministro de Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, S. Excia. Sr. Alberto Neto Pereira, pelo Presidente do Governo Regional do Príncipe, S. Excia. Sr. Filipe Nascimento e pelos demais membros das respetivas delegações.
Durante a estadia na UTA, tiveram a oportunidade de deslocar ao Campus da Unidade Orgânica ISECMAR-UTA, em Ribeira de Julião onde membros da comunidade académica da UTA, liderados pelo Magnífico Reitor, Profº Doutor João do Monte Duarte os brindaram com uma visita a alguns dos laboratórios existentes, uma mini-feira de Ciência e uma demonstração do funcionamento dos simuladores de Máquinas Marítimas e Ponte.
Receberam ainda informações sobre a oferta formativa disponibilizada pela UTA, tanto no ISECMAR em São Vicente como no ICTA em Santo Antão e sobre os projetos de investigação e cooperação em funcionamento na UTA.
O Sr. Reitor reiterou a vontade da UTA em receber estudantes provenientes de São Tomé e Príncipe na UTA e o Exmo. Presidente de São Tomé, mostrou-se disponível para facilitar a cooperação estratégica com a UTA, no fomento da internacionalização e estreitar sinergias em áreas de interesse.