No âmbito das atividades de comemoração do Dia Mundial da Energia, realizadas na Unidade Orgânica - Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISCEMAR, da Universidade Técnica do Atlântico, o Magnífico Reitor da Universidade Técnica do Atlântico - UTA, Profº Doutor João do Monte e o Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, Profº Doutor Rui Calçada, assinaram um protocolo de cooperação entre a FEUP - U.PORTO e o ISECMAR - UTA.
Este protocolo objetiva o estabelecimento de um relacionamento institucional, abrangendo todas as vertentes pertinentes associadas à atividade universitária em engenharia, sejam académicas, de investigação, desenvolvimento e valorização dos conhecimentos ou de extensão.
Ainda no âmbito da assinatura do protocolo, o Sr.Reitor da UTA, Doutor João do Monte Duarte, recebeu a visita do Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, Profº Doutor Rui Calçada, na Reitoria da universidade.
Na ocasião, os dois dirigentes discutiram questões relacionadas à operacionalização do Acordo de Cooperação assinado entre a FEUP e o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar – ISECMAR da UTA, que já foi homologado pelos respetivos Reitores. Perspetivando-se ainda a possibilidade de estender a cooperação a outros setores das universidades.
Considerando a vasta experiência na oferta de cursos na área da engenharia, a Universidade do Porto constitui um importante parceiro estratégico para a UTA, que pretende ser um centro de referência em Cabo Verde e na região da CEDEAO.
No final do encontro, o Diretor da FEUP transmitiu ao Reitor da UTA, o convite do Reitor da Universidade do Porto para efetuar uma visita à instituição.
Participaram ainda da reunião, o Vice-Reitor da UTA, Doutor Luís Fernandes, o Profº Doutor Vladimiro Miranda da Universidade do Porto /INESCTEC e a Diretora do Gabinete do Reitor da UTA, Dra. Alcídia Fortes.