𝐎 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐧𝐠𝐞𝐧𝐡𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐩𝐮𝐭𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬, 𝐓𝐞𝐜𝐧𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐞 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 - 𝐈𝐍𝐄𝐒𝐂 𝐓𝐄𝐂 𝐞 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐓𝐞́𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐨 𝐀𝐭𝐥𝐚̂𝐧𝐭𝐢𝐜𝐨 - 𝐔𝐓𝐀, 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐦 𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐦 𝐑𝐞𝐝𝐞𝐬 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬.
No âmbito da parceria protocolar entre o INESC TEC e a UTA, assinado em 2022, encontra-se a decorrer desde o passado 06 de junho, uma ação de capacitação dedicada ao tema “Redes Inteligentes” na UTA, através da Unidade Orgânica - Instituto de Engenharias e Ciências do Mar, ISECMAR.
A iniciativa destina-se a docentes do Instituto e atores empresariais com atividade no setor da energia elétrica, a exemplo da ELECTRA, a CABEÓLICA, a ELECTRIC Wind ou o CERMI,etc., com abordagem a vários temas como: Micro-redes, arquiteturas e redes elétricas inteligentes, mobilidade elétrica e integração na rede, carregadores de veículos elétricos ou comunidades de energia.
As primeiras sessões foram consideradas um êxito, com bastante aderência e tiveram como palestrantes, a Clara Gouveia, investigadora no Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, Carlos Moreira, David Rua e Ricardo Ferreira, investigadores no CPES. As próximas sessões, irão decorrer até ao dia 6 de julho, com a parceria de Joel Soares, Ricardo Silva e José Villar, igualmente investigadores no CPES.