No âmbito da visita do navio-escola polonês “Dar Mlodziezy” a São Vicente e em comemoração ao centenário da passagem de um outro navio-escola na ilha, a Universidade Técnica do Atlântico esteve envolvida em várias atividades organizadas pela Embaixada da Polónia em Dakar.
Para além da receção a bordo, em que a UTA fez-se representar por dirigentes da Universidade, recebidos por S.E. o Embaixador da Polónia em Dakar, o Sr. Bartlomiej Zdaniuk e pelo antigo Reitor da UNIPIAGET em Cabo Verde, o Sr. Professor Doutor Wlodzimierz Józef Szymaniak, foi ministrada uma Conferência designada “Offshore Wind Farms Development and Safety of Navigation”, que contou com a presença massiva de docentes e estudantes dos cursos de Engenharia de Máquinas Marítimas e Ciências Náuticas-Pilotagem, ofertados pela unidade orgânica do ISECMAR. A conferência realizou-se nas instalações da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Os participantes do curso estiveram igualmente presentes nas atividades culturais, que incluíram declamação de poemas da poetisa polaca Wislawa Szymborska, e puderam apreciar a exposição da pintora Olga Gutek, denominada “Paisagens Oceânicas: Abaixo da Superfície”, que decorre no Centro Cultural do Mindelo. A pintora, surfista, mergulhadora, e kitesurfista, que reside na ilha da Boa Vista há 12 anos, apaixonou-se por Cabo Verde e nos convida, através das suas pinturas, a acompanhá-la numa viagem ao profundo e belo universo marinho.
Os nossos estudantes e docentes tiveram ainda a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao navio-escola, em que foram recebidos por uma tripulação igualmente constituída por estudantes e professores, que se disponibilizaram a dar informações sobre o funcionamento, as principais características da embarcação e a sua experiência a bordo do Dar Mlodziezy.
Para o docente, Engº Henrique Rendall, Doutorando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade do Porto, e a propósito do curso “Desenvolvimento de Parques Eólicos Offshore e Segurança da Navegação”, “o curso possibilitou a socialização dos Parques Eólicos Offshore, importante recurso renovável, que pode ocupar um papel significativo na transição energética de regiões insulares, como é o caso de Cabo Verde, sem colocar em causa a segurança da navegação. A visita ao “Dar Mlodziezy” serviu para motivar os nossos estudantes e permitir-lhes familiarizar-se com os desafios enfrentados pelos colegas num navio-escola.”
O estudante recém-formado em Ciências Náuticas-Pilotagem, Patrik Baessa, mostrou-se “muito satisfeito pela visita ao navio, tendo tido a oportunidade de estar em contato com alunos de uma cultura diferente e partilhar a experiência do treinamento a bordo. As informações disponibilizadas permitiram-me ter uma perceção do que me aguarda como profissional e foi algo motivador.”
Para Marco Cruz, docente, Licenciado em Engenharia Mecânica e Doutorado em Energia Elétrica, “da conferência foi interessante perceber a integração entre áreas distintas como a navegação e a energia eólica. Os palestrantes participam de um projeto de construção de turbinas eólicas no mar e isso demonstra que existem pontos de congruência entre áreas que, aparentemente, não haveria interação entre elas. A visita ao navio permitiu-nos perceber que há a necessidade dos estudantes dos cursos da UTA ligados ao mar, terem igualmente acesso à prática, nos primeiros anos, à semelhança dos seus colegas polacos.”
A UTA agradece a oportunidade e a simpatia do pessoal diplomático e da tripulação a bordo do Dar Mlodziezy.
Fica o registo fotográfico dos melhores momentos vividos pelos nossos estudantes e docentes no âmbito desta visita.
Nota: As fotografias foram gentilmente cedidas pela Embaixada da Polónia em Dakar.