Conheça um pouco da história da Universidade Técnica do Atlântico (UTA).
 
A UTA foi criada através do DL nº 53/2019, publicado em BO, no dia 05 de dezembro de 2019. A sua idealização, enquadra-se no âmbito do desenvolvimento de um sistema educacional, que se assume como pilar do ensino superior na recém-criada ZEEEM-SV e que está inserida dentro da instituição-chapéu que é o Campus do Mar, com valências não apenas no campo do ensino superior, como também da formação técnico‐profissional, referente à Escola do Mar (EMAR), e da investigação académica e aplicada, levadas a cabo pelo Instituto do Mar (IMAR).
 
A Universidade herdou de um conjunto de instituições, o património educativo, bem como a universalidade dos direitos afetos à mesma. Em quase 40 anos de história, já se formaram jovens profissionais, nas mais diversas áreas de conhecimento, desde áreas marítimas (marinheiros, Engenharia Máquinas Navais, Pilotos de Navegação) áreas de engenharias (electrotécnica, civil, informática, mecânica), ciências biológicas/ biologia marinha, Gestão e Logística de Transportes Marítimos e Portos, etc.
Segue abaixo uma descrição dos diferentes momentos e entidades, até chegar à Universidade Técnica do Atlântico.
 Evolucao Historica UTA
 
1- Centro de Formação Náutica (CFN), 1984 – 1996;
O centro foi criado pelo DL nº. 57/1982, de 19 de junho, substituindo a Escola de Cabotagem, com sede em Mindelo.
Os cursos ministrados (bacharelato e licenciatura), eram dirigidos à formação de pessoal para a Marinha Mercante Nacional e tinham uma duração de quatro anos, onde os alunos recebiam «um Certificado de Competência em conformidade com os requisitos da Convenção Internacional sobre as Normas de Formação, Certificação e Serviços de Quarto para Marítimos (STCW/78), reconhecida pela IMO» (Varela, 2013), único no país.
Durante o seu funcionamento de 1984 a 1996, formou um total de 204 diplomados e foi extinto a 21 de outubro de 1996, sendo substituído pelo Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar - ISECMAR.
 
2- Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR), 1996 – 2008;
O Instituto foi criado em 1996 pelo Decreto-Lei n.º 40/96, de 21 de outubro e tinha como missão, a formação em engenharias e ciências do mar, a promoção da investigação e desenvolvimento experimental em ciência e tecnologia, bem como a prestação de serviços nas áreas da sua especialidade.
Em 2008, com a criação da Universidade de Cabo Verde (UNICV), o ISECMAR foi integrado como um dos pilares de fundação.
 
3- Departamento de Engenharias e Ciências do Mar (DECM), 2008 – 2015;
Com a incorporação na UNICV, enquanto Unidade orgânica da universidade, passou a ser designado por DECM, que herdou todo o património e responsabilidades do ISECMAR.
 
4- Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar (FECM), 2016 – 2019;
Em 2016, após remodelações, a designação do DECM foi alterada para FECM, até finais de 2019.
 
5- Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (UTA), desde 2020.
A 05 de dezembro com a criação por DL nº. 53/2019 da Universidade Técnica do Atlântico a então FECM da UNICV passa a integrar a UTA enquanto unidade orgânica de ensino e investigação. Manteve-se a designação de ISECMAR.
 
6 - Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias - ICTA (2022)
Em outubro de 2022 entra em funcionamento a nova unidade orgânica da UTA com formação superior a nível da Agronomia e Zootecnia na ilha de Santo Antão.