A primeira unidade orgânica de ensino e de investigação da Universidade Técnica do Atlântico e que lhe precede em termos históricos.

O Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR) funciona no campus de Ribeira de Julião, na ilha de São Vicente. 

O Presidente do ISECMAR é o Professor Doutor António Varela (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e o Vice-Presidente o Professor Mestre José Neves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). 

O ISECMAR possui cursos em áreas de relevância para o desenvolvimento do país, recursos pedagógicos diversificados, ambiente académico motivador, programas de financiamento e programas de intercâmbio com universidades estrangeiras.

 

O ISECMAR está organizado em cinco departamentos:

  1. Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Informática e de Telecomunicações (DEEIT)

Este departamento está sob a Coordenação do Professor Sidnei Ramos da Cruz (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e a Coordenação Adjunta da Professora Jennifer Matos da Cruz (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Neste departamento estão alocadas as licenciaturas em Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática e de Telecomunicações. 

  1. Departamento dos Transportes Marítimos (DTM)

Este departamento está sob a Coordenação do Professor Robert Constantin Spencer (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e a Coordenação Adjunta do Professor Luís de Pina Fernandes (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Neste departamento estão alocadas as licenciaturas em Ciências Náuticas - Pilotagem e Engenharia de Máquinas Marítimas. 

  1. Departamento de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (DEMEC)

Este departamento está sob a Coordenação do Professor Doutor Eurides Costa (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e a Coordenação Adjunta da Professora Doutora Alexandra da Costa Delgado (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Neste departamento estão alocadas as licenciaturas em Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. 

  1. Departamento de Ciências Exatas e de Ciências Sociais e Humanas (DCESH)

Este departamento está sob a Coordenação do Professor José Luís Costa Neves (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

  1. Departamento das Ciências da Terra e da Vida (DCT)

Este departamento está sob a Coordenação do Professor Doutor António Pinto Almeida (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e a Coordenação Adjunta do Professor Doutor Evandro Pires Lopes (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) .

Neste departamento estão alocadas a licenciatura em Ciências Biológicas e o Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas. 

 

No seu todo estes departamentos oferecem vários cursos e promovem a investigação científica e a extensão universitária em áreas relacionadas com as engenharias, as ciências biológicas e os transportes marítimos.