A UTA, através do seu reitor, o Professor Doutor João do Monte Duarte, esteve presente no congresso internacional realizado na Universidade do Algarve (UAlg) nos dias 12 e 13 de janeiro. Este congresso juntou cerca de 200 pessoas, provenientes de quatro continentes e representou o início da estratégia extraterritorial da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU).
A SEA-EU é um consórcio europeu constituído por 9 universidades costeiras europeias, criando assim um Campus Costeiro Europeu com uma oferta rica de formação, mobilidade e parcerias.
O Reitor da UTA participou na mesa redonda sobre "Parcerias fortes para enfrentar os desafios globais" focada no continente africano. Nesta mesa redonda estiveram  também representantes de universidades de Angola, Marrocos, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Côte D´Ivoire e Senegal.
A UTA assinou a Declaração Global (Global Gateway Declaration), juntamente com mais 42 representantes da Aliança SEA-EU e externos para uma cooperação europeia e internacional sustentável a nível da educação, investigação e inovação.
Durante o Congresso foi ainda assinado pelos Reitores da UTA e da UAlg, o Professor Doutor Paulo Águas, um protocolo geral de cooperação entre a UTA e a UAlg para a promoção de iniciativas que promovam a cooperação científica, académica e técnica entre as duas universidades.
Para informações adicionais sobre o congresso consulte esta noticia.
 
 
419307910 715030577392792 3989200769201890032 n
© UAlg