À convite das Nações Unidas, a presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Técnica do Atlântico (ICTA), Doutora Isaurinda Baptista, participou no IX Fórum Multissetorial de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fórum CTI) para os ODS. O evento ocorreu na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos dias 9 e 10 de maio, sob o lema “Ciência, tecnologia e inovação para o reforço da agenda 2030 e erradicação da pobreza em tempos de crises múltiplas: o aprovisionamento eficaz de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras”.
O Fórum CTI teve como objetivo analisar os progressos científicos e tecnológicos, identificar soluções de elevado impacto e traçar o caminho a seguir para apoiar a revisão global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável e na Cimeira do Futuro.
A Doutora Isaurinda Baptista participou como oradora no painel temático sobre “Criação de ecossistemas para ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDs)”. Na sua intervenção, a Dra. Baptista, agrónoma, académica e investigadora, destacou o papel das universidades como fortes potenciais para apoiar os decisores políticos. Ela enfatizou a capitalização dos resultados de pesquisa científica e tecnológica como meio de impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável, habilitando assim a criação de um ecossistema robusto para o desenvolvimento da CTI, alinhado com a concretização da Agenda 2030 nos PEIDs.
A UTA, através do ICTA, expressa seu agradecimento às Nações Unidas, divisão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pela oportunidade de participar no evento e de contribuir com ideias para a criação de um ecossistema robusto de Ciência, Tecnologia e Inovação nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, com destaque para Cabo Verde.