No passado dia 13 de agosto, a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e a Escola do Mar (EMAR) firmaram um Protocolo Específico de Cooperação, que visa o uso compartilhado do Centro de Simulação Marítima, localizado no Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), unidade orgânica da UTA. Este acordo, assinado pelo Presidente do ISECMAR, o Professor Doutor António Varela e pela Presidente da EMAR, a Dra. Liliane Pimenta Aguiar, e homologado pelo Magnífico Reitor da UTA, marca um importante passo na colaboração entre as duas instituições.

Desde 2014, as instalações do ISECMAR abrigam três simuladores: o Simulador de Navegação (Bridge Simulator), o Simulador de Máquinas (Engine Room Simulator) e o Simulador de GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System). Esses equipamentos desempenham um papel crucial na formação de profissionais do setor marítimo, mas necessitavam de uma atualização tecnológica para continuar a cumprir sua missão de forma eficaz.

Graças ao financiamento do Banco Mundial, através do Projeto Capital Humano, o Governo de Cabo Verde, através da EMAR conseguiu realizar a atualização dos simuladores e a remodelação de todos os espaços dedicados ao treinamento marítimo no ISECMAR.

O novo protocolo de uso compartilhado tem como objetivo mobilizar sinergias e fortalecer as capacidades técnicas, administrativas e financeiras de ambas as instituições. A colaboração visa encontrar as melhores soluções para atender às necessidades do setor de transportes marítimos em Cabo Verde, garantindo uma formação de alta qualidade para os futuros profissionais da área.

Este acordo representa uma nova fase na cooperação entre a UTA e a EMAR, destacando o compromisso de ambas as entidades em contribuir para o desenvolvimento do setor marítimo no país.