A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) promoveram, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, uma formação sobre voluntariado que contou com grande adesão por parte dos estudantes universitários da UTA.
Inicialmente foram previstas 20 vagas mas, devido à enorme procura, estas foram aumentadas para 25. Com esta formação de 10 horas, a UTA e a OMCV reafirmam o seu compromisso em preparar os jovens para o futuro, promovendo o envolvimento em causas sociais e ambientais e desenvolvendo competências valorizadas pelo mercado de trabalho e pela sociedade.


Esta formação resultou da Conversa Aberta sobre Voluntariado, realizada no dia 9 de janeiro, no Auditório do ISECMAR, que reuniu diversos oradores para discutir o papel do voluntariado na construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. Por sua vez, a conversa aberta resultou da Rede Interinstitucional de Promoção da Igualdade e Equidade de Género e Combate à Violência Baseada no Género (VBG), de que a UTA faz parte juntamente com várias outras instituições públicas e privadas.


Durante os 04 dias da formação foram discutidas temáticas como Conceitos e Princípios do Voluntariado, Voluntariado Social, Voluntariado Ambiental e Cidadania e Solidariedade, preparando assim os formandos para iniciarem de imediato trabalho voluntário com várias instituições. Os temas abordados estiveram sob responsabilidade de formadores com vasta experiência de voluntariado e de formação.


Devido à elevada procura e interesse pela formação, a UTA juntamente com a OMCV e formadores, estão já a organizar uma segunda edição para breve.

Notícia Mindelinsite