O consórcio internacional ORION (novel digital compOnents foR InternatiONal renewable energy value chains), é composto por 13 parceiros distribuídos por oito países: Noruega, Portugal, Alemanha, França, Brasil, Cabo Verde, Eslovénia e Canadá. A Universidade Técnica do Atlântico é a representante de Cabo Verde no consórcio através da participação de docentes investigadores do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR.
O projeto ORION tem como objetivo desenvolver componentes digitais inovadores para otimizar a cadeia de valor das energias renováveis, com foco na digitalização e descarbonização dos sistemas energéticos. A iniciativa pretende identificar soluções em cinco Use-Cases distribuídos por quatro continentes (entre os quais Cabo Verde, como USE CASE 1), abrangendo operações com hidroeletricidade, energia solar, energia das ondas: no caso de Cabo Verde, com foco na descarbonização de Portos e incremento de acesso de Energias Renováveis na rede.
O projeto ORION espera ter um impacto significativo para Cabo Verde em termos da transição energética, especialmente no que diz respeito à descarbonização do Porto Grande. Com a crescente necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a participação de fontes renováveis no fornecimento de energia, o projeto pretende trazer soluções digitais inovadoras almejando atingir um uso mais eficiente da energia e a integração de energias renováveis.
Para Cabo Verde, em termos de Digitalização e Eficiência Energética, o projeto introduz o uso de Digital Twin (Gémeo Digital) através de uma plataforma designada Graphical Digital Twin, um modelo digital avançado para simular, monitorar e otimizar a operação do porto e seu consumo energético. Isso permitirá decisões mais informadas baseadas na procura e na oferta de energia.
Neste segundo encontro do consórcio, nos dias 18 e 19 de fevereiro no Mindelo, analisaram-se os resultados obtidos pelo projeto, até ao presente momento e delinearam-se estratégias para os próximos passos.
Na agenda de trabalhos, foi ainda realizado um evento na tarde do dia 19 de fevereiro, designado de Sessão de Sensibilização sobre Emergência Climática e Transição Energética. Esta sessão destinava-se a estudantes pré-universitários e universitários com os objetivos de sensibilizar os estudantes para a importância da emergência climática e o papel da transição energética, destacando o contributo do projeto ORION, explorar como a digitalização pode acelerar a transição energética, partindo das iniciativas do projeto ORION e promover um debate colaborativo entre alunos e docentes.
Foram feitas três apresentações: Apresentação do Projeto ORION, por Sofia Rosas; Os Casos de Uso: Cenários da inovação proposta pelo ORION, com especial foco no Caso de Uso de Cabo Verde, por Stine Holme e o Potencial de Energia Marinha e Transição Energética em Cabo Verde, por Oladejo Hafeez. Seguidamente seguiu-se uma roda de conversa à volta das temáticas discutidas.
No âmbito do 2º encontro do consórcio houve ainda a oportunidade dos participantes conhecerem melhor a cidade do Mindelo e a cultura cabo-verdiana.