Decorreu de 11 a 13 de março, em Ponta Delgada, nos Açores, a 1ª Reunião Anual do Projeto PRISMAC - Análise, Mitigação e Gestão do Risco de Movimentos de Vertente. A UTA esteve representada pela Eng.ª Alexandra Costa Delgado, professora no Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR.
Este projeto é pioneiro pois visa analisar as várias dimensões dos riscos associados de movimentos de vertente e melhorar a eficácia e tempos de resposta a eventos de instabilidade, mitigando assim a perda de vidas humanas.
É um projeto técnico-científico que engloba três regiões da Macaronésia - Açores, Canárias e Cabo Verde e foi desenvolvido no âmbito do Programa INTERREG VI-D Madeira, Açores, Canárias (MAC) 2021-2027. Trata-se de um consórcio de instituições liderado pelo Governo dos Açores através da Direção Regional das Obras Públicas - DROP, em parceria com o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), com a participação da Universidade dos Açores (UAc); do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), através da Fundação Gaspar Frutuoso; da Universidade Técnica do Atlântico (UTA); da Universidade de Cabo Verde (UNICV); da Viceconsejería de Infraestructuras (VI-GOBCAN) e do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN).
O projeto piloto está a ser desenhado para a localidade de Ribeira Quente esperando que depois haja financiamento para implementação do sistema de alerta e alarme, à semelhança do que já acontece com os sismos.
O movimento de vertente é o termo técnico para as derrocadas, deslizamentos e desabamentos.

Confira abaixo as notícias sobre o projeto e o encontro:

Projeto

Noticia

Informa-se aqui!

Noticia