No passado dia 19 de março, estudantes do 3º ano da Licenciatura em Ciências Biológicas e do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR e docentes, participaram do seminário referente a uma campanha de investigação.
A campanha de investigação (expedição M209) será desenvolvida a bordo do RV Meteor, navio de pesquisa alemão. Esta campanha insere-se no âmbito do projeto “BASIS: Benthic and pelagic biodiversity, ecology and habitat mapping in Cabo Verde deep-seas”.
Durante o seminário realizado no OSCM - Centro Oceanográfico do Mindelo, investigadores locais e internacionais apresentaram tópicos relevantes no contexto da expedição de investigação sobre biodiversidade a bordo do navio RV METEOR, pouco antes de partirem.


Programa do seminário:
11:00 – 11:05 Boas-vindas e Introdução, Yara Rodrigues / IMar
11:05 – 11:20 Visão geral do Cruzeiro M209, Henk-Jan Hoving / GEOMAR
11:20 – 11:30 Mapeamento do Fundo do Mar, Julian Stauffer / GEOMAR
11:30 – 11:40 Recifes Mesofóticos, Rui Freitas / UTA
11:40 – 11:50 Biodiversidade de Decápodes Crustáceos na região da Macaronésia, Keider Neves / Biosfera
11:50 – 12:00 Estudos de Base do Monte Submarino Cadamosto: Dados Essenciais para Iniciativas de Áreas Marinhas Protegidas, Vanessa Lopes / Projeto Vitó
12:00 – 12:30 Perguntas & Respostas, Yara Rodrigues / IMar


Os estudantes da UTA foram acompanhados pelos Professores Corrine Almeida e António Pinto e foi uma oportunidade para conhecerem estratégias, técnicas e equipamentos de ponta, utilizados na investigação marinha de superfície e de águas profundas.


Créditos da fotografia: GEOMAR/Edson Delgado