A Universidade Técnica do Atlântico (UTA), em parceria com a Escola Portuguesa de Cabo Verde – Pólo do Mindelo (EPCV-PM), realizou neste último sábado uma grande campanha de limpeza na praia do Norte de Baía, em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado anualmente a 22 de março.
A iniciativa reuniu dezenas de voluntários das duas instituições, incluindo estudantes, professores, pais e membros da comunidade, bem como de parceiros como as Forças Armadas, a Simili, o Ministério do Mar e a Câmara Municipal de São Vicente, num esforço conjunto para remover resíduos e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade de ações concretas sobre meio ambiente.
O evento teve como objetivo principal promover a apanha do lixo na praia e foi recolhida uma grande quantidade de resíduos, especialmente plásticos, que representam uma ameaça significativa à vida marinha e ao equilíbrio dos ecossistemas costeiros.
A campanha contou com uma grande participação das comunidades educativas da UTA e da EPCV, destacando-se como uma iniciativa de grande impacto social e ambiental. Para garantir a segurança e o conforto dos voluntários, a UTA disponibilizou transporte, material de proteção individual, lanche e água, incentivando o uso de garrafas reutilizáveis para minimizar o consumo de plástico descartável. As padarias Vitória e Alecrim deram um imenso contributo ao doar sacos para a recolha e transporte do lixo.
Com iniciativas como esta, a esperança é que cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a importância da limpeza das praias e da redução do lixo, garantindo um ambiente mais saudável para as futuras gerações.
A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) agradece a todas as entidades e empresas que contribuíram para o sucesso da campanha: Transcor, SV; Forças Armadas da 1ª Região Militar; Brito Comércio Geral, Lda; Organização das Mulheres de Cabo Verde - OMCV; Padaria Vitória e Padaria Alecrim, que forneceram apoio essencial para a realização do evento. Um especial reconhecimento e agradecimento à Escola Portuguesa de Cabo Verde - Pólo do Mindelo pela parceria, ao Senhor Ministro do Mar, Dr. Jorge Santos, pela participação e palavras de incentivo e aos seus estudantes de licenciatura e de mestrado, docentes e colaboradores que sempre abraçam as iniciativas da sua universidade.
A colaboração de todos demonstra a força do trabalho em conjunto na construção de um futuro mais sustentável.
Links para notícias sobre a campanha
Créditos da fotografia: N’guessan Cesaire Kouadio