A recém-licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Técnica do Atlântico, Melissa Fortes Almeida, é voluntária na Escola do Ensino Básico de Chã de Marinha, escola que compõe o Agrupamento nº 5, juntamente com as escolas Gregório Monteiro de Chã de Craquinha e Ribeira de Julião.
As ações a serem realizadas pela voluntária têm como base uma proposta pedagógica ampla, que procura incentivar os alunos a sonhar com um futuro diferente, mais consciente e conectado ao saber e à educação.
A UTA, consciente do seu compromisso com a comunidade que a circunda, tem apostado na extensão universitária, através do Voluntariado, possibilitando a partilha de conhecimentos produzidos dentro da universidade, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e a transformação social.
Do mesmo modo, permite aos estudantes o conhecimento da realidade que os cerca, a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e o cultivo de uma consciência cidadã e responsabilidade social.
No âmbito do seu voluntariado, estão já previstas duas ações práticas com alunos da escola em espaços do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR, uma das unidades orgânicas da UTA. A primeira no dia 24 de junho será uma conversa aberta com um psicólogo sobre a prevenção do abuso sexual e promoção da autoestima das crianças e a segunda no dia 25 de junho consistirá numa visita guiada aos laboratórios do ISECMAR com o objetivo de familiarizar as crianças e jovens com o ambiente do ensino superior e diversificar o leque de opções a nível da formação superior que podem conseguir realizar em Cabo Verde.
