No dia 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Para marcar esta data significativa, o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), unidade orgânica da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), habitualmente realiza um colóquio alusivo à data. E este ano não será diferente.
Durante a manhã do dia 17 de maio no Auditório do ISECMAR será uma excelente oportunidade para a comunidade académica e o público em geral se envolverem e discutirem temas relevantes relacionados às telecomunicações e à sociedade da informação. O colóquio promete ser um espaço de troca de conhecimentos, ideias e experiências entre profissionais, estudantes e entusiastas da área.
Serão levados à discussão variados temas que serão abordados pelos seguintes painelistas:
Engenheiro Antão Chantre - Membro da Comissão Executiva da CECV
Doutor Diogo Moeda - Gestor da UNITEK
Engenheiro Roberto Medina - Ex- Aluno do ISECMAR/UTA e Mestrando em Engenharia Informática
Engenheiro Lumumba Barbosa - Administrador da NOSi
Estão todos convidados a participar deste evento e a contribuir para as discussões que visam avançar a compreensão e o desenvolvimento das telecomunicações e da sociedade da informação.
Não perca esta oportunidade de se juntar a nós no dia 17 de maio para celebrar e refletir sobre o impacto e a importância das telecomunicações no mundo moderno.
Participe conosco neste colóquio e faça parte desta celebração especial!

 

441922995 996737265793814 7874526899961487386 n

𝐓𝐨𝐦𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐞 𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐯𝐨𝐬 𝐦𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐔𝐓𝐀
Na manhã de segunda-feira, dia 22 de abril, no auditório da unidade orgânica ISECMAR - Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar da Universidade Técnica do Atlântico, a nova direção da Associação de Estudantes da UTA tomou posse numa cerimónia marcada por reconhecimento e compromisso com os estudantes da instituição. A equipa empossada prometeu representar e defender os interesses dos estudantes e colaborar na construção de uma universidade cada vez mais forte e reconhecida.

O presidente cessante, Bruno Medina, endereçou palavras primeiramente de reconhecimento a todos aqueles que constituíram a equipa cessante da Associação de Estudantes, agradecendo a sua total disponibilidade e entrega durante o seu mandato. À nova equipa, dirigiu palavras de estímulo e de coragem para assumir todos os desafios que se colocam a uma associação de estudantes.

A presidente empossada, Jamily Almeida, expressou sua gratidão pela confiança depositada nela e em toda a equipa, destacando a importância da união e da colaboração para alcançar os objetivos da associação. Durante o seu discurso de posse, Almeida delineou algumas das principais prioridades da nova gestão, incluindo o fortalecimento dos laços entre os estudantes e a universidade, a defesa de políticas que promovam diversidade e a liberdade dentro da universidade e ainda comprometeu-se a dar continuidade à estreita colaboração com os órgãos administrativos da UTA

O evento contou com a presença dos membros da equipa reitoral, direção do ISECMAR, professores e estudantes, que testemunharam a transição de liderança.

A UTA deseja os maiores sucessos à renovada Associação de Estudantes da UTA e manifesta a sua total colaboração e reconhecimento da importância que a existência da associação representa para garantir que a voz dos estudantes seja ouvida em todos os níveis na universidade.

 Membros AEUTA 24

 

Ontem, 08 de fevereiro, os estudantes do 4º ano dos ciclos de estudos da Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas e da Licenciatura em Ciências Náuticas - Pilotagem, pertencentes à unidade orgânica Instituto de Engenharias e Ciências do Mar da UTA, participaram em aulas práticas dedicadas às Técnicas de Sobrevivência no Mar.
Estas sessões práticas desempenham um papel fundamental ao assegurar que os recém formados estejam preparados para enfrentar os desafios do ambiente profissional, proporcionando-lhes competências essenciais para orientação e adaptação no seu futuro local de trabalho.
A iniciativa, concebida e conduzida pelo Professor Robert Spencer, permitiu a partir dos conceitos teóricos desenvolver habilidades práticas cruciais para enfrentar os desafios inerentes às suas áreas de estudo.426870267 727264379502745 2734363321447911548 n

Projeto Miclinica

O projeto MiClinica desenvolvido pela colaboradora Miriam Fortes foi um dos oito projetos de Cabo Verde selecionados para participar do TEFConnect, o programa de fomento ao empreendedorismo em África, promovido pela The Tony Elumelu Foundation.

Foram recebidas um total de 17.884 candidaturas, sendo 1.104 de 53 países africanos. Comparando com os restantes países africanos de expressão portuguesa: Angola teve 5 projetos selecionados, Guiné Bissau apenas 2, Moçambique 21, São Tomé e Príncipe 2, e Guiné Equatorial 3.

Cada projeto selecionado receberá de financiamento 5.000 dólares, a fundo perdido, e os mentores dos projetos terão uma fase de formação e de mentoria de 12 semanas.

De abril a outubro deste ano, a Miriam Fortes irá participar neste programa exclusivo e beneficiará de financiamento para lançar e expandir seu conceito de negócio em que o objetivo principal é utilizar a tecnologia atual para implementar uma clínica médica não convencional de cuidados preventivos, que inclui o atendimento personalizado de pacientes.

No passado dia 04 de fevereiro, o Senhor Deputado do Parlamento Federal Alemão (Bundestag), o Dr. Karamba Diaby , também presidente do Grupo de Amizade da África Ocidental no Bundestag, membro do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros e do Comité de Cooperação Económica e Desenvolvimento, no âmbito de uma deslocação a Cabo Verde, visitou a UTA.
Durante a visita a São Vicente, o Sr. Diaby foi acompanhado pelo Senhor Ludwig Blaurock, enviado da Embaixada da Alemanha Lisboa. Deutsche Botschaft Lissabon e Representante Permanente, Diretor de Política, Representante da UE, e pelo Cônsul Honorário, o Dr. Carlos Santos.
Na reitora da UTA, a comitiva foi recebida pelo Magnífico Reitor da UTA, pela Pró-Reitora, pela Coordenadora e Vice-coordenador do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, os Professores Doutores Corrine Almeida e António Pinto. Seguidamente, foi realizado um encontro com os estudantes da 4ª edição do referido mestrado para um momento de intercâmbio.
O Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas é desenvolvido na unidade orgânica Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR, no âmbito da WASCAL - West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use e com financiamento da BMBF - Federal Ministry of Education and Research da República Federal da Alemanha.
Para além da visita à UTA, a comitiva visitou ainda na ilha de São Vicente o OSCM - Ocean Science Centre Mindelo e o CVAO – Cape Verde Atmosphere Observatory.

421956721 725523433010173 7205091436282368903 n

Fotografias: Edson Silva Delgado / GEOMAR