Divulgação oferta formativa 24-25 UTA ESJP

No passado dia 15 de janeiro de 2024, uma comitiva da UTA esteve presente na Escola Secundária José Augusto Pinto em Mindelo onde, na mediateca da escola, apresentou às turmas do 11º e 12º ano das áreas de Económico-Social e Ciências eTecnologias, os cursos de licenciaturas disponíveis nas suas unidades orgânicas ISECMAR e ICTA.
Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um antigo aluno do ISECMAR que, de momento, é professor neste estabelecimento de ensino e também Embaixador da UTA.
A UTA agradece à Escola Secundária José Augusto Pinto, especialmente à sua Diretora, Dra. Dirce da Luz, ao Sub-Diretor Pedagógico, Dr. Adilson Lopes e ao Professor António Caetano, pelas intervenções. Assim como agradece a presença e disponibilidade dos professores e estudantes pela recepção e por participarem ativamente na conversa.

 

 
A UTA, através do seu reitor, o Professor Doutor João do Monte Duarte, esteve presente no congresso internacional realizado na Universidade do Algarve (UAlg) nos dias 12 e 13 de janeiro. Este congresso juntou cerca de 200 pessoas, provenientes de quatro continentes e representou o início da estratégia extraterritorial da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU).
A SEA-EU é um consórcio europeu constituído por 9 universidades costeiras europeias, criando assim um Campus Costeiro Europeu com uma oferta rica de formação, mobilidade e parcerias.
O Reitor da UTA participou na mesa redonda sobre "Parcerias fortes para enfrentar os desafios globais" focada no continente africano. Nesta mesa redonda estiveram  também representantes de universidades de Angola, Marrocos, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Côte D´Ivoire e Senegal.
A UTA assinou a Declaração Global (Global Gateway Declaration), juntamente com mais 42 representantes da Aliança SEA-EU e externos para uma cooperação europeia e internacional sustentável a nível da educação, investigação e inovação.
Durante o Congresso foi ainda assinado pelos Reitores da UTA e da UAlg, o Professor Doutor Paulo Águas, um protocolo geral de cooperação entre a UTA e a UAlg para a promoção de iniciativas que promovam a cooperação científica, académica e técnica entre as duas universidades.
Para informações adicionais sobre o congresso consulte esta noticia.
 
 
419307910 715030577392792 3989200769201890032 n
© UAlg
Enquadrada na sua Política de Gestão de Qualidade, a UTA tem o gosto de partilhar que acaba de renovar o seu Certificado de Conformidade com os requisitos da Norma NP EN ISO 9001, após realizadas as correspondentes auditorias internas e externas, que culminaram sem a deteção de não conformidades. A UTA agradece às Entidades Auditoras e aos seus funcionários que liderados pela Coordenação de Qualidade contribuíram para mais este feito e reitera o seu compromisso de trabalhar com toda a dedicação para colocar em prática as oportunidades de melhoria apresentadas pelas entidades auditoras.
 
Os processos, procedimentos e demais normativos do Sistema de Gestão de Qualidade aplicam-se a toda a UTA e o âmbito das auditorias foi a Formação de Nível Superior e Profissionalizante para Marítimos da Marinha Mercante e Marinha de Pesca.
 
 419231420 714506984111818 5214111529261411413 n

transcorNum esforço significativo para aprimorar a experiência de mobilidade dos estudantes, a UTA formalizou acordos de cooperação estratégica com a empresa Transcor SV, SA e com a renomada Escola de Condução Jovem. A assinatura destes protocolos representa um marco importante a nível de cooperação institucional.

O ato oficial de assinatura, realizado esta manhã na Reitoria da UTA, contou com a presença de representantes das três entidades envolvidas,o Magnífico Reitor da UTA, o Professor Doutor João do Monte Duarte e o Senhor Engenheiro Luís Gonzaga Fortes.

Parceria com Transcor: Transporte acessivel para Estudantes Beneficiarios pela Ação Social e de Mérito

O acordo com a Transcor visa proporcionar transporte acessível aos estudantes beneficiados pela ação social da universidade e para aqueles que demonstraram mérito académico excepcional. Esta iniciativa está inserida na política de responsabilidade social da empresa.

Colaboração com a Escola de Condução Jovem: Desenvolvendo Habilidades de Condução Responsável

A parceria com a Escola de Condução Jovem visa proporcionar à comunidade da UTA, em condições especiais, formação em condução, promovendo a segurança nas estradas e preparando-a para uma condução responsável.

Em contrapartida, a UTA disponibiliza condições especiais aos estudantes indicados pelas duas instituições para a frequência dos cursos na UTA. Estes acordos refletem o compromisso da UTA e seus parceiros estratégicos em criar um ambiente inclusivo e favorável à frequência do ensino superior e promover condições especiais aos membros das suas comunidades.

ES parceiras da UTA

A UTA entende o sistema educativo cabo-verdiano como um só e nesse sentido tem estabelecido estreita colaboração com diversas escolas secundárias e técnicas de todo o país, primeiramente através da assinatura de um protocolo de cooperação e seguidamente pela realização e participação em atividades diversas.

Através do protocolo assinado, a UTA disponibiliza uma bolsa de estudos a cada escola, destinada ao seu melhor estudante. Além disso, oferece condições especiais para a inscrição e frequência dos seus cursos de licenciatura aos estudantes provenientes destas escolas.

Juntos, estamos comprometidos em estabelecer laços fortes de parceria. Agradecemos profundamente por esta oportunidade de fazer a diferença.

Confira a lista de escolas secundárias parceiras da UTA:

- Escola Técnica João Varela - Porto Novo, Santo Antão

- ES António Silva Pinto - Porto Novo, Santo Antão

- ES Suzete Delgado - Ribeira Grande, Santo Antão- São Vicente

- ES Jorge Barbosa – Mindelo, São Vicente

- ES Dr. José Augusto Pinto – Mindelo, São Vicente

- Liceu Ludgero Lima – Mindelo, São Vicente

- Escola Industrial e Comercial do Mindelo - Guilherme Dias Chantre – Mindelo, São Vicente

- ES Polivalente Pedro Corsino - Tarrafal, São Nicolau

- ES Dr. Baltazar Lopes da Silva - Ribeira Brava, São Nicolau

- Escola Básica e Secundária Olavo Moniz - Espargos, Sal

- Complexo Educativo de Santa Maria - Santa Maria, Sal

- ES Boavista - Sal-Rei, Boavista

- ES Alfredo da Silva - Pedra Badejo, Santiago

- ES Amílcar Cabral - Assomada, Santiago

- ES Polivalente Cesaltina Ramos - Praia, Santiago

- ES Horace Silver - Vila do Maio, Maio

- ES Dr. Teixeira de Sousa - São Filipe, Fogo

- ES Ponta Verde - Ponta Verde, Fogo

A Universidade Técnica do Atlântico expressa seus sinceros parabéns ao Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias - ICTA - por alcançar o notável marco do seu primeiro aniversário de atividades. Este feito representa um capítulo fundamental na missão da universidade de promover o conhecimento científico e tecnológico, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento local.
O ICTA, desde a sua inauguração, tem procurado destacar-se como um bastião de excelência académica, procurando atrair talentos brilhantes que venham a promover num futuro próximo pesquisas inovadoras. A dedicação incansável da equipa de colaboradores docentes e não docentes tem sido o pilar do sucesso do ICTA.
Agradecemos também aos nossos estudantes e familiares que depositaram a sua confiança na qualidade do trabalho desenvolvido no ICTA. Bem como também a todos os parceiros nacionais e sobretudo locais que tornaram este projeto viável.
Estão todos convidados a participar das atividades alusivas no Campus letivo do Paul.
Parabéns ao ICTA por um ano de notáveis conquistas. Que este seja apenas o início de uma jornada ainda mais grandiosa e impactante.