A UTA recebeu ontem, dia 16 de março, a alta visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe, S. Excia. Sr. Carlos Manuel Vila Nova e do Presidente da república de Cabo Verde, S. Excia. Sr. José Maria Neves, acompanhados pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, S. Excia. Sr. Rui Figueiredo Soares, pelo Ministro de Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, S. Excia. Sr. Alberto Neto Pereira, pelo Presidente do Governo Regional do Príncipe, S. Excia. Sr. Filipe Nascimento e pelos demais membros das respetivas delegações.
Durante a estadia na UTA, tiveram a oportunidade de deslocar ao Campus da Unidade Orgânica ISECMAR-UTA, em Ribeira de Julião onde membros da comunidade académica da UTA, liderados pelo Magnífico Reitor, Profº Doutor João do Monte Duarte os brindaram com uma visita a alguns dos laboratórios existentes, uma mini-feira de Ciência e uma demonstração do funcionamento dos simuladores de Máquinas Marítimas e Ponte.
Receberam ainda informações sobre a oferta formativa disponibilizada pela UTA, tanto no ISECMAR em São Vicente como no ICTA em Santo Antão e sobre os projetos de investigação e cooperação em funcionamento na UTA.
O Sr. Reitor reiterou a vontade da UTA em receber estudantes provenientes de São Tomé e Príncipe na UTA e o Exmo. Presidente de São Tomé, mostrou-se disponível para facilitar a cooperação estratégica com a UTA, no fomento da internacionalização e estreitar sinergias em áreas de interesse.

Na passada terça-feira, dia 21 de fevereiro, no âmbito das visitas que o Primeiro-Ministro tem realizado às instituições e projetos que integram o ecossistema do mar, o Chefe do Governo, acompanhado do titular da pasta do setor, o Ministro do MAR (Abraão Vicente), visitou as Instituições do campus do mar, incluindo a Universidade Técnica do Atlântico, através da sua Unidade Orgânica ISCEMAR, se inteirando de projetos em vigência e planos futuros na Instituição, bem como conhecendo algumas infraestruturas bases relevantes para a área na Unidade orgânica.

A Universidade Técnica do Atlântico, através da sua Unidade Orgânica - Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA), realiza amanhã, dia 28 de fevereiro, um Fórum de Auscultação sobre Necessidades e desafios de Formação e Investigação no Sector Agroambiental.
O objetivo do fórum é auscultar e discutir com participantes sobre as necessidades de formação e investigação no domínio agroambiental na região norte do arquipélago. Juntamente com os parceiros do setor, se pretente analisar as necessidades de formação e investigação para responder aos principais desafios que o sector agroambiental e o meio rural enfrentam.
Mais informações sobre o evento na nota conceptual:
Local do evento: Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto Novo
Horário: 8:30
Veja a divulgação na Inforpress:
A UTA foi convidada pelo Ministério da Educação e Investigação da Alemanha, para na qualidade de instituição parceira, participar na reunião ministerial conjunta do SASSCAL (instituição homónima do WASCAL para a região sul africana) e da WASCAL que se realizou nos dias 19 a 24 de fevereiro de 2023, em Berlim, Alemanha, representada pelo Magnífico Reitor, Doutor João do Monte Gomes Duarte.
A delegação de Cabo Verde foi chefiada pela excelentíssima Sra. Secretária de Estado do Ensino Superior, Doutora Eurídice Monteiro e integrou ainda a Doutora Ângela Moreno, representante de Cabo Verde na Comissão de Administração do WASCAL, a Dra. Fátima Silva, encarregada de negócios da Embaixada de Cabo Verde (1º dia) e o Dr. Emanuel Duarte, Embaixador de Cabo Verde na Alemanha (restantes dias).
A relembrar que WASCAL é uma instituição da região ocidental africana, da qual Cabo Verde faz parte conjuntamente com outros dez (10) países da Africa Ocidental, a Alemanha e a CEDEAO. O financiamento do WASCAL é principalmente assegurado pelo Governo da Alemanha e pelas comparticipações dos estados-membros.
A UTA é uma das doze (12) instituições parceiras do WASCAL – West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use e neste âmbito, a universidade tem em funcionamento desde 2019, o programa de Mestrado regional em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, que recebe estudantes oriundos de onze países da Africa Ocidental para além de Cabo Verde.

POLTIC 12

No âmbito do projeto Investigação para o Desenvolvimento Sustentável, em colaboração com o Portfólio de Educação e Desenvolvimento na Primeira Infância e o Portfólio de Energia, Ambiente e Mudanças Climáticas, torna-se público que se encontra aberto, a partir do dia 3 de novembro até o dia 10 de novembro de 2022, o processo seletivo para recrutamento de 4 estudantes – assistentes de investigação – ao projeto de plataforma E-Ciência - Componente 1 do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada de Curta Duração na Área do Ambiente, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os estudantes deverão apoiar a equipa técnica da plataforma E-Ciência no período que decorrerá de novembro de 2022 a janeiro de 2023, nos termos apresentados no edital.

Público-alvo: estudantes da UTA (Unidade Orgânica ISECMAR)
Horário: part-time 4h/dia
Bolsa: 10.000$00 durante 3 meses
Não percam essa excelente oportunidade de contribuir para o projeto

Bolsa UTA Plaforma E-Ciencia