A Universidade Técnica do Atlântico expressa seus sinceros parabéns ao Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias - ICTA - por alcançar o notável marco do seu primeiro aniversário de atividades. Este feito representa um capítulo fundamental na missão da universidade de promover o conhecimento científico e tecnológico, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento local.
O ICTA, desde a sua inauguração, tem procurado destacar-se como um bastião de excelência académica, procurando atrair talentos brilhantes que venham a promover num futuro próximo pesquisas inovadoras. A dedicação incansável da equipa de colaboradores docentes e não docentes tem sido o pilar do sucesso do ICTA.
Agradecemos também aos nossos estudantes e familiares que depositaram a sua confiança na qualidade do trabalho desenvolvido no ICTA. Bem como também a todos os parceiros nacionais e sobretudo locais que tornaram este projeto viável.
Estão todos convidados a participar das atividades alusivas no Campus letivo do Paul.
Parabéns ao ICTA por um ano de notáveis conquistas. Que este seja apenas o início de uma jornada ainda mais grandiosa e impactante.
 
 
No passado dia 26 de outubro, a Universidade Técnica do Atlântico - UTA, celebrou um Protocolo de Parceria com a Pró-Capital, representada pelo seu Presidente do Conselho Administrativo, Dr. Eugénio Moeda.
Através do presente protocolo as duas instituições irão promover a excelência académica, a inovação e o intercâmbio.

No passado dia 19 de outubro uma comitiva liderada pelo Vice-Reitor para a Internacionalização e Assuntos Académicos, o Professor Doutor Álvaro Barbosa e composta ainda pela Gestora das Relações Internacionais, a Dra. Ana Paula Mota e ainda pelo Chefe da Delegação de Portugal, o Dr. Francisco Peixoto, visitaram a Reitoria da UTA.
A comitiva foi recebida pela equipa reitoral da UTA o Magnífico Reitor, o Professor Doutor João do Monte, o Senhor Vice-Reitor, o Professor Doutor Luís Jorge Fernandes e pela Pró-Reitora, a Professora Doutora Lia Medina e ainda pelo Senhor Presidente do Conselho Geral da UTA, o Professor Doutor Luís Alves e pela Diretora de Gabinete do Reitor, a Dra. Alcídia Fortes.
Durante a visita de cortesia foram exploradas as possibilidades de cooperação interinstitucional entre as duas universidades, nas áreas científicas de interesse comum.
No passado dia 19 de outubro, uma comitiva composta por Sua Excelência a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança,, acompanhada pela Senhora Embaixadora de Angola em Cabo Verde, Júlia Machado e restantes membros da comitiva, realizaram uma visita de cortesia à UTA, mais concretamente na sua unidade orgânica Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - UTA (ISECMAR).
A visita teve como objetivos atualizar as informações sobre a UTA em termos de oferta formativa, projetos de investigação e de extensão desenvolvidos, bem como as infra-estruturas e equipamentos utilizados. Assim como, inventariadas as possibilidades de cooperação que poderão ser desenvolvidas a nível da formação e investigação e ainda reforçados os projetos que estão em processo de negociação.
Durante a visita, a comitiva pôde visitar uma pequena exposição referente à pesquisa científica que se realiza no ISECMAR a nível da biologia marinha.

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA)/ISECMAR, é parceira do projeto Ad4mac que tem como parceiro responsável a Universidad de La Laguna (ULL) e como parceiro em Cabo Verde a  Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda em S. Vicente.

O projeto Ad4mac (Promoção da economia circular e as energias renováveis através da digestão anaeróbica de resíduos e subprodutos orgânicos na Macaronésia) visa promover a economia circular e a produção de energia renovável em empresas e indústrias agroalimentares na região da Macaronésia, através da correta gestão de resíduos e subprodutos orgânicos.

Um dos objetivos do Projeto, era a instalação e operação de uma planta piloto em uma quinta de gado cabo-verdiana para a digestão anaeróbica de esterco para demonstrar a viabilidade técnica e económica da geração e uso de biogás em fazendas de gado.

A infra-estrutura de demonstração de Cabo Verde já está pronta!

Nas últimas duas semanas, houve um trabalho árduo na planta piloto #biogás localizada na Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda (Sao Vicente, Cabo Verde) onde parte do chorume da quinta será transformado #biogás e #fertilizantes para cultivo de  pasto.

A planta dispõe de um digestor com volume total de 60 m3 (40 m3 de volume ativo), um gasômetro de 20 m3 e uma caldeira de 25 kW de potência, que fornecerá água quente ao matadouro. Além disso, haverá um excedente de biogás que será utilizado em diversas tarefas, como  chamuscar os porcos para eliminação dos pêlos.

Um sistema #IoT permitirá a aquisição e transmissão de dados de Cabo Verde para as Ilhas Canárias, onde a equipa da Universidad de La Laguna (ULL) irá monitorizar a planta com o objetivo de fornecer os dados a outros pecuaristas interessados ​​em aplicar o tecnologia na região da Macaronésia.

Esta planta combina tecnologia de baixo custo com sensores para monitoramento e automação, um dos marcos mais importantes do projeto Ad4mac, que visa aproximar a tecnologia de #DigestiónAnaerobia dos pequenos produtores da região.

No âmbito da visita do navio-escola polonês “Dar Mlodziezy” a São Vicente e em comemoração ao centenário da passagem de um outro navio-escola na ilha, a Universidade Técnica do Atlântico esteve envolvida em várias atividades organizadas pela Embaixada da Polónia em Dakar.
Para além da receção a bordo, em que a UTA fez-se representar por dirigentes da Universidade, recebidos por S.E. o Embaixador da Polónia em Dakar, o Sr. Bartlomiej Zdaniuk e pelo antigo Reitor da UNIPIAGET em Cabo Verde, o Sr. Professor Doutor Wlodzimierz Józef Szymaniak, foi ministrada uma Conferência designada “Offshore Wind Farms Development and Safety of Navigation”, que contou com a presença massiva de docentes e estudantes dos cursos de Engenharia de Máquinas Marítimas e Ciências Náuticas-Pilotagem, ofertados pela unidade orgânica do ISECMAR. A conferência realizou-se nas instalações da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Os participantes do curso estiveram igualmente presentes nas atividades culturais, que incluíram declamação de poemas da poetisa polaca Wislawa Szymborska, e puderam apreciar a exposição da pintora Olga Gutek, denominada “Paisagens Oceânicas: Abaixo da Superfície”, que decorre no Centro Cultural do Mindelo. A pintora, surfista, mergulhadora, e kitesurfista, que reside na ilha da Boa Vista há 12 anos, apaixonou-se por Cabo Verde e nos convida, através das suas pinturas, a acompanhá-la numa viagem ao profundo e belo universo marinho.
Os nossos estudantes e docentes tiveram ainda a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao navio-escola, em que foram recebidos por uma tripulação igualmente constituída por estudantes e professores, que se disponibilizaram a dar informações sobre o funcionamento, as principais características da embarcação e a sua experiência a bordo do Dar Mlodziezy.
Para o docente, Engº Henrique Rendall, Doutorando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade do Porto, e a propósito do curso “Desenvolvimento de Parques Eólicos Offshore e Segurança da Navegação”, “o curso possibilitou a socialização dos Parques Eólicos Offshore, importante recurso renovável, que pode ocupar um papel significativo na transição energética de regiões insulares, como é o caso de Cabo Verde, sem colocar em causa a segurança da navegação. A visita ao “Dar Mlodziezy” serviu para motivar os nossos estudantes e permitir-lhes familiarizar-se com os desafios enfrentados pelos colegas num navio-escola.”
O estudante recém-formado em Ciências Náuticas-Pilotagem, Patrik Baessa, mostrou-se “muito satisfeito pela visita ao navio, tendo tido a oportunidade de estar em contato com alunos de uma cultura diferente e partilhar a experiência do treinamento a bordo. As informações disponibilizadas permitiram-me ter uma perceção do que me aguarda como profissional e foi algo motivador.”
Para Marco Cruz, docente, Licenciado em Engenharia Mecânica e Doutorado em Energia Elétrica, “da conferência foi interessante perceber a integração entre áreas distintas como a navegação e a energia eólica. Os palestrantes participam de um projeto de construção de turbinas eólicas no mar e isso demonstra que existem pontos de congruência entre áreas que, aparentemente, não haveria interação entre elas. A visita ao navio permitiu-nos perceber que há a necessidade dos estudantes dos cursos da UTA ligados ao mar, terem igualmente acesso à prática, nos primeiros anos, à semelhança dos seus colegas polacos.”
A UTA agradece a oportunidade e a simpatia do pessoal diplomático e da tripulação a bordo do Dar Mlodziezy.
Fica o registo fotográfico dos melhores momentos vividos pelos nossos estudantes e docentes no âmbito desta visita.
Nota: As fotografias foram gentilmente cedidas pela Embaixada da Polónia em Dakar.