ES parceiras da UTA

A UTA entende o sistema educativo cabo-verdiano como um só e nesse sentido tem estabelecido estreita colaboração com diversas escolas secundárias e técnicas de todo o país, primeiramente através da assinatura de um protocolo de cooperação e seguidamente pela realização e participação em atividades diversas.

Através do protocolo assinado, a UTA disponibiliza uma bolsa de estudos a cada escola, destinada ao seu melhor estudante. Além disso, oferece condições especiais para a inscrição e frequência dos seus cursos de licenciatura aos estudantes provenientes destas escolas.

Juntos, estamos comprometidos em estabelecer laços fortes de parceria. Agradecemos profundamente por esta oportunidade de fazer a diferença.

Confira a lista de escolas secundárias parceiras da UTA:

- Escola Técnica João Varela - Porto Novo, Santo Antão

- ES António Silva Pinto - Porto Novo, Santo Antão

- ES Suzete Delgado - Ribeira Grande, Santo Antão- São Vicente

- ES Jorge Barbosa – Mindelo, São Vicente

- ES Dr. José Augusto Pinto – Mindelo, São Vicente

- Liceu Ludgero Lima – Mindelo, São Vicente

- Escola Industrial e Comercial do Mindelo - Guilherme Dias Chantre – Mindelo, São Vicente

- ES Polivalente Pedro Corsino - Tarrafal, São Nicolau

- ES Dr. Baltazar Lopes da Silva - Ribeira Brava, São Nicolau

- Escola Básica e Secundária Olavo Moniz - Espargos, Sal

- Complexo Educativo de Santa Maria - Santa Maria, Sal

- ES Boavista - Sal-Rei, Boavista

- ES Alfredo da Silva - Pedra Badejo, Santiago

- ES Amílcar Cabral - Assomada, Santiago

- ES Polivalente Cesaltina Ramos - Praia, Santiago

- ES Horace Silver - Vila do Maio, Maio

- ES Dr. Teixeira de Sousa - São Filipe, Fogo

- ES Ponta Verde - Ponta Verde, Fogo

A Universidade Técnica do Atlântico expressa seus sinceros parabéns ao Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias - ICTA - por alcançar o notável marco do seu primeiro aniversário de atividades. Este feito representa um capítulo fundamental na missão da universidade de promover o conhecimento científico e tecnológico, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento local.
O ICTA, desde a sua inauguração, tem procurado destacar-se como um bastião de excelência académica, procurando atrair talentos brilhantes que venham a promover num futuro próximo pesquisas inovadoras. A dedicação incansável da equipa de colaboradores docentes e não docentes tem sido o pilar do sucesso do ICTA.
Agradecemos também aos nossos estudantes e familiares que depositaram a sua confiança na qualidade do trabalho desenvolvido no ICTA. Bem como também a todos os parceiros nacionais e sobretudo locais que tornaram este projeto viável.
Estão todos convidados a participar das atividades alusivas no Campus letivo do Paul.
Parabéns ao ICTA por um ano de notáveis conquistas. Que este seja apenas o início de uma jornada ainda mais grandiosa e impactante.
 
 
No passado dia 26 de outubro, a Universidade Técnica do Atlântico - UTA, celebrou um Protocolo de Parceria com a Pró-Capital, representada pelo seu Presidente do Conselho Administrativo, Dr. Eugénio Moeda.
Através do presente protocolo as duas instituições irão promover a excelência académica, a inovação e o intercâmbio.

No passado dia 19 de outubro uma comitiva liderada pelo Vice-Reitor para a Internacionalização e Assuntos Académicos, o Professor Doutor Álvaro Barbosa e composta ainda pela Gestora das Relações Internacionais, a Dra. Ana Paula Mota e ainda pelo Chefe da Delegação de Portugal, o Dr. Francisco Peixoto, visitaram a Reitoria da UTA.
A comitiva foi recebida pela equipa reitoral da UTA o Magnífico Reitor, o Professor Doutor João do Monte, o Senhor Vice-Reitor, o Professor Doutor Luís Jorge Fernandes e pela Pró-Reitora, a Professora Doutora Lia Medina e ainda pelo Senhor Presidente do Conselho Geral da UTA, o Professor Doutor Luís Alves e pela Diretora de Gabinete do Reitor, a Dra. Alcídia Fortes.
Durante a visita de cortesia foram exploradas as possibilidades de cooperação interinstitucional entre as duas universidades, nas áreas científicas de interesse comum.
No passado dia 19 de outubro, uma comitiva composta por Sua Excelência a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança,, acompanhada pela Senhora Embaixadora de Angola em Cabo Verde, Júlia Machado e restantes membros da comitiva, realizaram uma visita de cortesia à UTA, mais concretamente na sua unidade orgânica Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - UTA (ISECMAR).
A visita teve como objetivos atualizar as informações sobre a UTA em termos de oferta formativa, projetos de investigação e de extensão desenvolvidos, bem como as infra-estruturas e equipamentos utilizados. Assim como, inventariadas as possibilidades de cooperação que poderão ser desenvolvidas a nível da formação e investigação e ainda reforçados os projetos que estão em processo de negociação.
Durante a visita, a comitiva pôde visitar uma pequena exposição referente à pesquisa científica que se realiza no ISECMAR a nível da biologia marinha.

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA)/ISECMAR, é parceira do projeto Ad4mac que tem como parceiro responsável a Universidad de La Laguna (ULL) e como parceiro em Cabo Verde a  Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda em S. Vicente.

O projeto Ad4mac (Promoção da economia circular e as energias renováveis através da digestão anaeróbica de resíduos e subprodutos orgânicos na Macaronésia) visa promover a economia circular e a produção de energia renovável em empresas e indústrias agroalimentares na região da Macaronésia, através da correta gestão de resíduos e subprodutos orgânicos.

Um dos objetivos do Projeto, era a instalação e operação de uma planta piloto em uma quinta de gado cabo-verdiana para a digestão anaeróbica de esterco para demonstrar a viabilidade técnica e económica da geração e uso de biogás em fazendas de gado.

A infra-estrutura de demonstração de Cabo Verde já está pronta!

Nas últimas duas semanas, houve um trabalho árduo na planta piloto #biogás localizada na Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda (Sao Vicente, Cabo Verde) onde parte do chorume da quinta será transformado #biogás e #fertilizantes para cultivo de  pasto.

A planta dispõe de um digestor com volume total de 60 m3 (40 m3 de volume ativo), um gasômetro de 20 m3 e uma caldeira de 25 kW de potência, que fornecerá água quente ao matadouro. Além disso, haverá um excedente de biogás que será utilizado em diversas tarefas, como  chamuscar os porcos para eliminação dos pêlos.

Um sistema #IoT permitirá a aquisição e transmissão de dados de Cabo Verde para as Ilhas Canárias, onde a equipa da Universidad de La Laguna (ULL) irá monitorizar a planta com o objetivo de fornecer os dados a outros pecuaristas interessados ​​em aplicar o tecnologia na região da Macaronésia.

Esta planta combina tecnologia de baixo custo com sensores para monitoramento e automação, um dos marcos mais importantes do projeto Ad4mac, que visa aproximar a tecnologia de #DigestiónAnaerobia dos pequenos produtores da região.