No passado dia 19 de outubro, uma comitiva composta por Sua Excelência a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança,, acompanhada pela Senhora Embaixadora de Angola em Cabo Verde, Júlia Machado e restantes membros da comitiva, realizaram uma visita de cortesia à UTA, mais concretamente na sua unidade orgânica Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - UTA (ISECMAR).
A visita teve como objetivos atualizar as informações sobre a UTA em termos de oferta formativa, projetos de investigação e de extensão desenvolvidos, bem como as infra-estruturas e equipamentos utilizados. Assim como, inventariadas as possibilidades de cooperação que poderão ser desenvolvidas a nível da formação e investigação e ainda reforçados os projetos que estão em processo de negociação.
Durante a visita, a comitiva pôde visitar uma pequena exposição referente à pesquisa científica que se realiza no ISECMAR a nível da biologia marinha.

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA)/ISECMAR, é parceira do projeto Ad4mac que tem como parceiro responsável a Universidad de La Laguna (ULL) e como parceiro em Cabo Verde a  Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda em S. Vicente.

O projeto Ad4mac (Promoção da economia circular e as energias renováveis através da digestão anaeróbica de resíduos e subprodutos orgânicos na Macaronésia) visa promover a economia circular e a produção de energia renovável em empresas e indústrias agroalimentares na região da Macaronésia, através da correta gestão de resíduos e subprodutos orgânicos.

Um dos objetivos do Projeto, era a instalação e operação de uma planta piloto em uma quinta de gado cabo-verdiana para a digestão anaeróbica de esterco para demonstrar a viabilidade técnica e económica da geração e uso de biogás em fazendas de gado.

A infra-estrutura de demonstração de Cabo Verde já está pronta!

Nas últimas duas semanas, houve um trabalho árduo na planta piloto #biogás localizada na Granja Pipi - Sociedade Agropecuária do Madeiral, Lda (Sao Vicente, Cabo Verde) onde parte do chorume da quinta será transformado #biogás e #fertilizantes para cultivo de  pasto.

A planta dispõe de um digestor com volume total de 60 m3 (40 m3 de volume ativo), um gasômetro de 20 m3 e uma caldeira de 25 kW de potência, que fornecerá água quente ao matadouro. Além disso, haverá um excedente de biogás que será utilizado em diversas tarefas, como  chamuscar os porcos para eliminação dos pêlos.

Um sistema #IoT permitirá a aquisição e transmissão de dados de Cabo Verde para as Ilhas Canárias, onde a equipa da Universidad de La Laguna (ULL) irá monitorizar a planta com o objetivo de fornecer os dados a outros pecuaristas interessados ​​em aplicar o tecnologia na região da Macaronésia.

Esta planta combina tecnologia de baixo custo com sensores para monitoramento e automação, um dos marcos mais importantes do projeto Ad4mac, que visa aproximar a tecnologia de #DigestiónAnaerobia dos pequenos produtores da região.

No âmbito da visita do navio-escola polonês “Dar Mlodziezy” a São Vicente e em comemoração ao centenário da passagem de um outro navio-escola na ilha, a Universidade Técnica do Atlântico esteve envolvida em várias atividades organizadas pela Embaixada da Polónia em Dakar.
Para além da receção a bordo, em que a UTA fez-se representar por dirigentes da Universidade, recebidos por S.E. o Embaixador da Polónia em Dakar, o Sr. Bartlomiej Zdaniuk e pelo antigo Reitor da UNIPIAGET em Cabo Verde, o Sr. Professor Doutor Wlodzimierz Józef Szymaniak, foi ministrada uma Conferência designada “Offshore Wind Farms Development and Safety of Navigation”, que contou com a presença massiva de docentes e estudantes dos cursos de Engenharia de Máquinas Marítimas e Ciências Náuticas-Pilotagem, ofertados pela unidade orgânica do ISECMAR. A conferência realizou-se nas instalações da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Os participantes do curso estiveram igualmente presentes nas atividades culturais, que incluíram declamação de poemas da poetisa polaca Wislawa Szymborska, e puderam apreciar a exposição da pintora Olga Gutek, denominada “Paisagens Oceânicas: Abaixo da Superfície”, que decorre no Centro Cultural do Mindelo. A pintora, surfista, mergulhadora, e kitesurfista, que reside na ilha da Boa Vista há 12 anos, apaixonou-se por Cabo Verde e nos convida, através das suas pinturas, a acompanhá-la numa viagem ao profundo e belo universo marinho.
Os nossos estudantes e docentes tiveram ainda a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao navio-escola, em que foram recebidos por uma tripulação igualmente constituída por estudantes e professores, que se disponibilizaram a dar informações sobre o funcionamento, as principais características da embarcação e a sua experiência a bordo do Dar Mlodziezy.
Para o docente, Engº Henrique Rendall, Doutorando em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade do Porto, e a propósito do curso “Desenvolvimento de Parques Eólicos Offshore e Segurança da Navegação”, “o curso possibilitou a socialização dos Parques Eólicos Offshore, importante recurso renovável, que pode ocupar um papel significativo na transição energética de regiões insulares, como é o caso de Cabo Verde, sem colocar em causa a segurança da navegação. A visita ao “Dar Mlodziezy” serviu para motivar os nossos estudantes e permitir-lhes familiarizar-se com os desafios enfrentados pelos colegas num navio-escola.”
O estudante recém-formado em Ciências Náuticas-Pilotagem, Patrik Baessa, mostrou-se “muito satisfeito pela visita ao navio, tendo tido a oportunidade de estar em contato com alunos de uma cultura diferente e partilhar a experiência do treinamento a bordo. As informações disponibilizadas permitiram-me ter uma perceção do que me aguarda como profissional e foi algo motivador.”
Para Marco Cruz, docente, Licenciado em Engenharia Mecânica e Doutorado em Energia Elétrica, “da conferência foi interessante perceber a integração entre áreas distintas como a navegação e a energia eólica. Os palestrantes participam de um projeto de construção de turbinas eólicas no mar e isso demonstra que existem pontos de congruência entre áreas que, aparentemente, não haveria interação entre elas. A visita ao navio permitiu-nos perceber que há a necessidade dos estudantes dos cursos da UTA ligados ao mar, terem igualmente acesso à prática, nos primeiros anos, à semelhança dos seus colegas polacos.”
A UTA agradece a oportunidade e a simpatia do pessoal diplomático e da tripulação a bordo do Dar Mlodziezy.
Fica o registo fotográfico dos melhores momentos vividos pelos nossos estudantes e docentes no âmbito desta visita.
Nota: As fotografias foram gentilmente cedidas pela Embaixada da Polónia em Dakar.

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) teve a honra de receber ontem, dia 12 de setembro, no seu Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), uma delegação de empresários holandeses que operam no setor do transporte marítimo. A visita aconteceu no seguimento de várias reuniões virtuais anteriormente mantidas no sentido de se criar uma plataforma de facilitação da contratação dos formandos da UTA por parte das companhias marítimas holandesas e revitalizar a ligação histórica entre os dois países no sector marítimo. 

 

Os visitantes puderam interagir com os vários sectores da comunidade da UTA e visitar o Campus de Ribeira de Julião, nomeadamente os simuladores do ISECMAR e os demais laboratórios. 

 

No final, os visitantes reiteraram a sua vontade de contribuir para o aumento do número de marítimos cabo-verdianos a trabalhar nas respetivas companhias e se comprometeram em trabalhar em conjunto com a UTA no sentido de colmatar algumas lacunas ainda existentes, nomeadamente em termos de aquisição de mais e melhores equipamentos de apoio à formação, na conceção de bolsas de estudos para a atração de mais estudantes para a área marítima e na disponibilização de vagas para estágio no mar aos estudantes da UTA. 

 

Dentro do espírito que norteou e criação do Campus do Mar de Cabo Verde a Escola do Mar também participou das atividades realizadas. 

 

 

 

A UTA torna público as listas de candidatos admitidos e não admitidos à docência em vários cursos a serem ministrados nas Unidades Orgânicas da Universidade (ISECMAR e ICTA) para o ano letivo 2023/2024.

Consulte os resultados do concurso no site: https://candidaturas.uta.cv/candidaturas/concurso-docentes

 

 

 

Foste seleccionado(a) na 1ª fase das candidaturas aos cursos de Licenciatura da UTA?
Então estas informações são para ti!
Podes proceder à tua matrícula e inscrição de duas formas:
🚶‍♀️🚶Presencialmente nos serviços académicos das unidades orgânicas da UTA - Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias - ICTA ou Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - UTA ;
💻📱On-line através do endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Os estudantes que escolherem a modalidade de matrícula on-line devem entregar os documentos presencialmente no mês de outubro quando as aulas se iniciarem.
Consulta aqui os documentos exigidos👇
✅Documento de Identificação (BI, CNI ou passaporte) - cópia;
✅NIF - cópia;
✅Certificado de Habilitações Literárias - original ou cópia autenticada;
✅Curriculum Escolar - original ou cópia autenticada;
✅Comprovativo do depósito do valor de 10.250* CVE (Dez Mil Duzentos e Cinquenta Escudos);
✅Atestado médico (caso se aplique).
*O valor total de 10.250 CVE a ser pago inclui: Propina do mês de outubro: 9.000 CVE; Taxa de Matrícula: 1.000 CVE e Seguro Escolar: 250 CVE.
O pagamento pode ser feito na seguinte conta:
Banco: Banco Comercial do Atlântico (BCA)
Nome da Conta: Universidade Técnica do Atlântico
Número de Conta: 91795078.10.001
NIB: 000300009179507810176
IBAN: CV64000300009179507810176
SWIFT: BCATCVCV
Esperamos por ti!!