Os cursos de Licenciatura da UTA, são a porta de entrada para o mercado de trabalho nacional e internacional!
Candidata-te a uma das 9 Licenciaturas disponíveis na UTA para o ano letivo 2023/2024, através das duas Unidades Orgânicas da universidade, o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR (ilha de São Vicente) e o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias - ICTA (ilha de Santo Antão).
As candidaturas podem ser feitas no site: https://candidaturas.uta.cv/ ou então presencialmente nos serviços académicos do ISECMAR e ICTA ou ainda nas escolas secundárias parceiras da universidade.
Para consultar informações referentes aos ciclos de estudos de Licenciatura, aceder a: https://uta.cv/.
Aproveite esta oportunidade para se juntar aos melhores em tecnologias e inovação!
És um profissional da área dos oceanos, Economia Azul, Engenharia? Ou apenas um amante dos oceanos? Então não percas o evento de demonstração de tecnologias associadas aos oceanos, o "𝐎𝐜𝐞𝐚𝐧 𝐓𝐞𝐜𝐡𝐧𝐨𝐥𝐨𝐠𝐲 𝐒𝐡𝐨𝐰𝐜𝐚𝐬𝐞", co-organizado pela Universidade Técnica do Atlântico, juntamente com o Instituto DOTCAN e a Biosfera I.
E evento terá lugar na terça-feira, dia 13 de junho, no auditório da Unidade Orgânica ISECMAR, em Ribeira de Julião, das 14h30 – 16h30. o evento ainda conta com a participação de investigadores internacionais do laboratório CERC.OCEAN da Universidade de Dalhousie, do Canada, que irão trazer equipamentos sofisticados como o um veículo operado remotamente (ROV) altamente eficaz e de baixo custo, bem como uma visão geral dos benefícios e usos práticos deste tipo de tecnologias e as vantagens das parcerias no seu desenvolvimento, fabrico, exploração e partilha de informações associadas.
Mais informações em: https://dotcan.institute/
Excelentes notícias para esta sexta-feira!! A Universidade Técnica do Atlântico, no âmbito do processo de transição digital, concede acesso a partir de hoje, dia 09 de junho, a todos os seus estudantes, ao 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐒𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐆𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐀𝐜𝐚𝐝𝐞́𝐦𝐢𝐜𝐚 (𝐒𝐆𝐀). Com este acesso, os estudantes podem consultar o seu plano de estudos, notas de avaliação contínua e de exames, extrair o Cartão de Estudante Digital, entre muitas outras funcionalidades que serão disponibilizadas noutras versões do sistema.
Também no dia 12 de junho, serão disponibilizados a todos os estudantes, os 𝐐𝐮𝐞𝐬𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐏𝐞𝐝𝐚𝐠𝐨́𝐠𝐢𝐜𝐨𝐬 para preenchimento. Nestes questionários é solicitado ao estudante que avalie cada unidade curricular frequentada no semestre e cada docente respetivamente. Esta colaboração dos estudantes é essencial para o desenvolvimento da Qualidade dentro da UTA.
Este processo de transição digital está a ser desenvolvido com a parceria estratégica da Prime Consulting, SA.
Os oceanos são o maior ecossistema do planeta, regulam o clima e proporcionam meios de subsistência para milhões de pessoas"
Em sinergia com o Ministério do Mar e em apoio às atividades programadas para comemorar o Dia dos Oceanos, a UTA organizou hoje, di 8 de junho, um passeio Subaquático na Enseada de Coral da Laginha, juntando 30 alunos de 6 escolas básicas e secundárias de São Vicente.
O passeio se enquadra na temática de promoção da cultura dos oceanos no país, abrangendo tematicas diversas como a proteção e conservação da biodiversidade, de uma forma prática e divertida.
Os alunos adoraram a experiência e a universidade vai continuar a trabalhar no sentido de expandir a dinâmica para mais turmas das escolas de São Vicente.
Um especial agradecimento ao Professor Guilherme da UTA, que coordenou o passeio subaquático, à Coordenação Pedagógica do ensino básico de São Vicente, às escolas envolvidas, a todos os outros voluntários e equipas da universidade, do Ministério do Mar / outros parceiros que tornaram este evento possível.
A Universidade Técnica do Atlântico (UTA), recebeu no dia 2 de junho, a visita do Deputado Nacional eleito pelo círculo eleitoral da Europa e Resto do Mundo, o Dr. Jaime da Cruz, com o objetivo de inteirar-se dos ganhos e desafios da instituição, que se encontra em fase de instalação.
O Reitor da UTA, Doutor João do Monte Duarte fez o enquadramento da situação atual e apontou os grandes desafios institucionais, nomeadamente a instalação das Unidades Orgânicas, a resolução das pendências com respeito aos recursos humanos, a reforma dos currículos, o fomento da mobilidade acadêmica, entre outros assuntos.
O Sr. Deputado, residente na Itália, mostrou-se satisfeito com o andamento da instalação da UTA e disponibilizou-se para estabelecer contactos com universidades sedeadas no seu território de atuação, com vista ao estabelecimento de parcerias de fomento à mobilidade de estudantes e funcionários e ações conjuntas na área da investigação científica.
O encontro teve lugar na Reitoria da UTA e contou ainda com a presença da Diretora do Gabinete do Reitor, Dra. Alcídia Fortes e cidadãos mindelenses que acompanharam o Sr. Deputado na visita.
No âmbito das atividades de comemoração do Dia Mundial da Energia, realizadas na Unidade Orgânica - Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISCEMAR, da Universidade Técnica do Atlântico, o Magnífico Reitor da Universidade Técnica do Atlântico - UTA, Profº Doutor João do Monte e o Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, Profº Doutor Rui Calçada, assinaram um protocolo de cooperação entre a FEUP - U.PORTO e o ISECMAR - UTA.
Este protocolo objetiva o estabelecimento de um relacionamento institucional, abrangendo todas as vertentes pertinentes associadas à atividade universitária em engenharia, sejam académicas, de investigação, desenvolvimento e valorização dos conhecimentos ou de extensão.
Ainda no âmbito da assinatura do protocolo, o Sr.Reitor da UTA, Doutor João do Monte Duarte, recebeu a visita do Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, Profº Doutor Rui Calçada, na Reitoria da universidade.
Na ocasião, os dois dirigentes discutiram questões relacionadas à operacionalização do Acordo de Cooperação assinado entre a FEUP e o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar – ISECMAR da UTA, que já foi homologado pelos respetivos Reitores. Perspetivando-se ainda a possibilidade de estender a cooperação a outros setores das universidades.
Considerando a vasta experiência na oferta de cursos na área da engenharia, a Universidade do Porto constitui um importante parceiro estratégico para a UTA, que pretende ser um centro de referência em Cabo Verde e na região da CEDEAO.
No final do encontro, o Diretor da FEUP transmitiu ao Reitor da UTA, o convite do Reitor da Universidade do Porto para efetuar uma visita à instituição.
Participaram ainda da reunião, o Vice-Reitor da UTA, Doutor Luís Fernandes, o Profº Doutor Vladimiro Miranda da Universidade do Porto /INESCTEC e a Diretora do Gabinete do Reitor da UTA, Dra. Alcídia Fortes.