A Universidade Técnica do Atlântico (UTA), recebeu no dia 2 de junho, a visita do Deputado Nacional eleito pelo círculo eleitoral da Europa e Resto do Mundo, o Dr. Jaime da Cruz, com o objetivo de inteirar-se dos ganhos e desafios da instituição, que se encontra em fase de instalação.
O Reitor da UTA, Doutor João do Monte Duarte fez o enquadramento da situação atual e apontou os grandes desafios institucionais, nomeadamente a instalação das Unidades Orgânicas, a resolução das pendências com respeito aos recursos humanos, a reforma dos currículos, o fomento da mobilidade acadêmica, entre outros assuntos.
O Sr. Deputado, residente na Itália, mostrou-se satisfeito com o andamento da instalação da UTA e disponibilizou-se para estabelecer contactos com universidades sedeadas no seu território de atuação, com vista ao estabelecimento de parcerias de fomento à mobilidade de estudantes e funcionários e ações conjuntas na área da investigação científica.
O encontro teve lugar na Reitoria da UTA e contou ainda com a presença da Diretora do Gabinete do Reitor, Dra. Alcídia Fortes e cidadãos mindelenses que acompanharam o Sr. Deputado na visita.
No âmbito das atividades de comemoração do Dia Mundial da Energia, realizadas na Unidade Orgânica - Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISCEMAR, da Universidade Técnica do Atlântico, o Magnífico Reitor da Universidade Técnica do Atlântico - UTA, Profº Doutor João do Monte e o Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, Profº Doutor Rui Calçada, assinaram um protocolo de cooperação entre a FEUP - U.PORTO e o ISECMAR - UTA.
Este protocolo objetiva o estabelecimento de um relacionamento institucional, abrangendo todas as vertentes pertinentes associadas à atividade universitária em engenharia, sejam académicas, de investigação, desenvolvimento e valorização dos conhecimentos ou de extensão.
Ainda no âmbito da assinatura do protocolo, o Sr.Reitor da UTA, Doutor João do Monte Duarte, recebeu a visita do Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, Profº Doutor Rui Calçada, na Reitoria da universidade.
Na ocasião, os dois dirigentes discutiram questões relacionadas à operacionalização do Acordo de Cooperação assinado entre a FEUP e o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar – ISECMAR da UTA, que já foi homologado pelos respetivos Reitores. Perspetivando-se ainda a possibilidade de estender a cooperação a outros setores das universidades.
Considerando a vasta experiência na oferta de cursos na área da engenharia, a Universidade do Porto constitui um importante parceiro estratégico para a UTA, que pretende ser um centro de referência em Cabo Verde e na região da CEDEAO.
No final do encontro, o Diretor da FEUP transmitiu ao Reitor da UTA, o convite do Reitor da Universidade do Porto para efetuar uma visita à instituição.
Participaram ainda da reunião, o Vice-Reitor da UTA, Doutor Luís Fernandes, o Profº Doutor Vladimiro Miranda da Universidade do Porto /INESCTEC e a Diretora do Gabinete do Reitor da UTA, Dra. Alcídia Fortes.
Anúncio e o formulário de inscrição acerca do Projeto de Extensão Universitária no âmbito da cooperação entre a UTA e a INESC TEC respeitante a Formação em Redes Inteligentes.
A referida formação decorrerá no período compreendido entre 06 de junho a 06 de julho do ano em curso, a partir das 18h00 de Cabo Verde.
 
 
 
A Universidade Técnica do Atlântico tem o prazer de anunciar que estão abertas as candidaturas aos ciclos de estudos das Licenciaturas disponíveis nas suas unidades orgânicas ISECMAR - Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - e ICTA - Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias.
As candidaturas podem ser feitas no site: https://candidaturas.uta.cv/ ou então presencialmente nos serviços académicos do ISECMAR e ICTA ou ainda nas escolas secundárias parceiras da universidade.
Para consultar informações referentes aos ciclos de estudos aceder a: https://uta.cv/
Aproveite esta oportunidade para se juntar aos melhores em tecnologias e inovação!
Sete alunos da UTA foram selecionados e premiados com bolsas, para representarem a universidade e Cabo Verde na cimeira da juventude sobre os oceanos, a “Ocean Youth Summit” - em AARHUS, Dinamarca, onde terão uma semana de novas experiências, aprendizado sobre o impacto da juventude nos oceanos, Desenvolvimento Sustentável e Transição Azul.
Os sete estudantes selecionados pertencem a diferentes cursos da UTA, entre eles, Licenciatura em Engenharia de Informática e de Telecomunicações, representados por: Vitória Anthony e Nuno Lima; Licenciatura em Ciências Biológicas, representados por Valentina Mónaco, Karina Levy e Élida Pio e estudantes do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, WASCAL, Uzoma Nworgu (da Nigéria) e Osvaldina Soares.
Durante o evento, que decorre de 30 a 2 de junho, os estudantes terão a oportunidade de participar em palestras e workshops diversos, com temas de importância global como a poluição marinha; Gestão de Resiliência a Enchentes e Desenvolvimento Urbano; Biodiversidade; criatividade e cultura sobre os oceanos, entre outros.
A cimeira dos oceanos, está a ser realizada no âmbito da escala da Ocean Race em Aarhus na Dinamarca e objetiva incentivar os participantes de diferentes partes do mundo, a explorar e repensar a nossa relação com o oceano – porque a mudança azul é necessária e agora! Mais informações na página https://www.oceanyouthsummit.com/
A UTA aposta cada vez mais na Internacionalização, através de modalidades diversas de mobilidade que objetivam a excelência no ensino, como esta experiência dos estudantes na Dinamarca.
Fique atento à página e acompanhe todas as novidades referente a este e a outros assuntos interessantes e de relevância para o desenvolvimento do nosso país.
Confira abaixo as fotos da apresentação pública da 2ª Edição da Iniciativa Youth Challenge for Sustainable Development Goals, na região norte, realizada no dia 18 de Maio no auditório da Unidade Orgânica ISECMAR-UTA
Esta iniciativa do Governo promovida através do Instituto da Juventude e do Desporto - IDJ, visa promover a participação e o engajamento de jovens universitários nas questões essenciais para o desenvolvimento sustentável do país, e, ao mesmo tempo, fazer com que os mesmos se comprometam com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através de projetos inovadores e de impacto comunitário.
O concurso é destinado aos jovens universitários, residentes no país, entre os 18 e 35 anos, que frequentam qualquer instituição de Ensino Superior em Cabo Verde. Para mais informações, aceda a página do YouthConnekt Cabo Verde