Na passada sexta-feira, dia 16 de junho, decorreu no Ocean Science Centre Mindelo, um evento de comunicação de ciência do programa de escola de verão SOLAS.
A Universidade foi representada por sete estudantes do Programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, WASCAL, dos quais três: Kodjo Olivier Assokpa, Uzoma C. Nworgu e Wise Goodluck Datsomor, apresentaram o seu trabalho em formato de palestras.
Veja a Informação completa na página WASCAL Cabo Verde
𝐎 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐧𝐠𝐞𝐧𝐡𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐩𝐮𝐭𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬, 𝐓𝐞𝐜𝐧𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐞 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 - 𝐈𝐍𝐄𝐒𝐂 𝐓𝐄𝐂 𝐞 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐓𝐞́𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐨 𝐀𝐭𝐥𝐚̂𝐧𝐭𝐢𝐜𝐨 - 𝐔𝐓𝐀, 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐦 𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐦 𝐑𝐞𝐝𝐞𝐬 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬.
No âmbito da parceria protocolar entre o INESC TEC e a UTA, assinado em 2022, encontra-se a decorrer desde o passado 06 de junho, uma ação de capacitação dedicada ao tema “Redes Inteligentes” na UTA, através da Unidade Orgânica - Instituto de Engenharias e Ciências do Mar, ISECMAR.
A iniciativa destina-se a docentes do Instituto e atores empresariais com atividade no setor da energia elétrica, a exemplo da ELECTRA, a CABEÓLICA, a ELECTRIC Wind ou o CERMI,etc., com abordagem a vários temas como: Micro-redes, arquiteturas e redes elétricas inteligentes, mobilidade elétrica e integração na rede, carregadores de veículos elétricos ou comunidades de energia.
As primeiras sessões foram consideradas um êxito, com bastante aderência e tiveram como palestrantes, a Clara Gouveia, investigadora no Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, Carlos Moreira, David Rua e Ricardo Ferreira, investigadores no CPES. As próximas sessões, irão decorrer até ao dia 6 de julho, com a parceria de Joel Soares, Ricardo Silva e José Villar, igualmente investigadores no CPES.
No âmbito da visita às instituições que integram o Campus do Mar, a Universidade Técnica do Atlântico-UTA, recebeu hoje, 13 de junho, a visita do Deputado e Líder Parlamentar do Movimento para a Democracia – MPD, Dr. Paulo Veiga.
O Sr. Deputado quis inteirar-se dos desafios que a UTA enfrenta nesta fase de instalação e disponibilizou-se a poiar na materialização das ações e atividades da instituição.
O Reitor da UTA, Doutor João do Monte Duarte fez o enquadramento da atual situação e apontou os grandes desafios institucionais, nomeadamente a resolução das pendências com
respeito aos recursos humanos, as remodelações a nível das infraestruturas e das ofertas formativas, a criação dos instrumentos de gestão, normativos e regulamentos da instituição, a
construção do Campus da UTA, o andamento do processo de instalação do Instituto de Aeronáutica e Indústria Turística - IAIT na ilha do Sal, entre outros assuntos.
Apontou igualmente os ganhos alcançados desde a tomada de posse da Equipa Reitoral em maio de 2022, como a entrada em funcionamento do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias-
ICTA em Santo Antão, que ocorreu em outubro do mesmo ano, a criação dos departamentos do ISECMAR, a atualização do parque informático dos vários serviços da universidade, a criação de
políticas de fomento à investigação e renovação da certificação internacional do sector marítimo, a instalação de todos os órgãos de gestão colegial e os acordos de cooperação firmados com
várias instituições de ensino superior e parceiros estratégicos para o fomento da mobilidade acadêmica, entre outros.
Foi ainda abordada a questão da integração do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura - M_EIA na UTA, que prevê a oferta dos cursos de Licenciatura de Design e Arquitetura.
O Reitor ainda reforçou a visão da UTA de ser um centro de excelência do ensino superior a nível da CEDEAO e dos PALOP e o foco na transição digital e na internacionalização, com vista
à criação de ofertas formativas com dupla titulação.
O encontro teve lugar na Reitoria da UTA e contou com a presença da Diretora do Gabinete do Reitor, Dra. Alcídia Fortes.
As candidaturas para as ofertas formativas dos ciclos de estudo de Licenciatura na UTA 2023/ 2024 já se encontram abertas e abonam as boas razões para escolher estudar nas Unidades Orgânicas da universidade.
𝐂𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜̧𝐚 𝟏𝟎 𝐯𝐚𝐧𝐭𝐚𝐠𝐞𝐧𝐬 𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐫 𝐧𝐚 𝐔𝐓𝐀:
1- Universidade pública com ensino de Excelência;
2- Professores reconhecidos internacionalmente;
3- Única universidade Técnica do país e com quase 40 anos dedicados às Engenharias e Ciências do Mar;
4- Propina mais baixa - 9 000$00;
5- Isenção da Taxa de candidatura;
6- Oportunidades de bolsas de estudos;
7- Diversidade de cursos;
8- Internacionalização dos estudantes;
9- Cursos com facilidade na integração no mercado de trabalho nacional e internacional;
10- Viver nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.
As candidaturas podem ser feitas no site: https://candidaturas.uta.cv/ ou então presencialmente nos serviços académicos do ISECMAR e ICTA ou ainda nas escolas secundárias parceiras da universidade.
Para consultar informações referentes aos ciclos de estudos de Licenciatura, aceder a: https://uta.cv/.
Os cursos de Licenciatura da UTA, são a porta de entrada para o mercado de trabalho nacional e internacional!
Candidata-te a uma das 9 Licenciaturas disponíveis na UTA para o ano letivo 2023/2024, através das duas Unidades Orgânicas da universidade, o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar - ISECMAR (ilha de São Vicente) e o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias - ICTA (ilha de Santo Antão).
As candidaturas podem ser feitas no site: https://candidaturas.uta.cv/ ou então presencialmente nos serviços académicos do ISECMAR e ICTA ou ainda nas escolas secundárias parceiras da universidade.
Para consultar informações referentes aos ciclos de estudos de Licenciatura, aceder a: https://uta.cv/.
Aproveite esta oportunidade para se juntar aos melhores em tecnologias e inovação!
És um profissional da área dos oceanos, Economia Azul, Engenharia? Ou apenas um amante dos oceanos? Então não percas o evento de demonstração de tecnologias associadas aos oceanos, o "𝐎𝐜𝐞𝐚𝐧 𝐓𝐞𝐜𝐡𝐧𝐨𝐥𝐨𝐠𝐲 𝐒𝐡𝐨𝐰𝐜𝐚𝐬𝐞", co-organizado pela Universidade Técnica do Atlântico, juntamente com o Instituto DOTCAN e a Biosfera I.
E evento terá lugar na terça-feira, dia 13 de junho, no auditório da Unidade Orgânica ISECMAR, em Ribeira de Julião, das 14h30 – 16h30. o evento ainda conta com a participação de investigadores internacionais do laboratório CERC.OCEAN da Universidade de Dalhousie, do Canada, que irão trazer equipamentos sofisticados como o um veículo operado remotamente (ROV) altamente eficaz e de baixo custo, bem como uma visão geral dos benefícios e usos práticos deste tipo de tecnologias e as vantagens das parcerias no seu desenvolvimento, fabrico, exploração e partilha de informações associadas.
Mais informações em: https://dotcan.institute/