O reitor da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) disse, hoje, que está a reformular a oferta formativa da universidade para adequá-la aos novos desígnios nacionais, à categoria de universidade técnica, e estar em sincronia com as melhores práticas mundiais.

Ler Mais...

 

 - fonte. https://expressodasilhas.cv/

PROGRAMA

O Centro de Serviços Científicos da África Ocidental sobre Mudanças Climáticas e Uso Adaptado do solo - WASCAL,
Sob o patrocínio do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF), anuncia a inscrição para seu Programa de Mestrado Internacional em Energia e Hidrogénio Verde em todos os quinze (15) países da CEDEAO, nomeadamente: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, A Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Programas / Universidades associadas:
Programa de Mestrado em Economia/ Políticas/ Infraestruturas e Tecnologia de Hidrogénio Verde, Universidade Cheikh Anta Diop – Senegal;
Programa de Mestrado em Bioenergia/Biocombustíveis e Tecnologia de Hidrogénio Verde, Universidade de Lomé – Togo;
Programa de Mestrado em Análise Fotovoltaica e de Sistemas para Tecnologias Verdes de Hidrogénio, Universidade Abdou Moumouni – Niger;
Produção e Tecnologia de Hidrogénio Verde/Geo-recursos (Eólica/Água) e Tecnologia de Hidrogénio Verde, Universidade Felix Houphouet Boigny – Costa do Marfim.

O Programa Internacional de Mestrado em Energia e Hidrogénio Verde é inovador para a região da África Ocidental e foi projetado para preparar a próxima geração para enfrentar os desafios energéticos de adaptação e resiliência às Mudanças Climáticas na África Ocidental. A abordagem interdisciplinar do programa permitirá uma melhor compreensão das atuais infraestruturas energéticas na África Ocidental, seus pontos fortes e fracos, políticas energéticas, práticas em um contexto de mudança climática e a busca por soluções sustentáveis.
Deadline: 30 de abril
Link para mais informações de candidatura:https://wascal.org/renewable-energies/

wascal energy and green Hydrogen

Ontem, dia 12 de abril de 2023, a UTA este presente na Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Mindelo, em São Vicente e hoje, dia 13 de abril de 2023 na Escola Secundária de Coculi, em Santo Antão, onde se deu a conhecer aos alunos do 12º ano o leque variado de licenciaturas disponíveis nas suas duas Unidades orgânicas ISECMAR e ICTA.
A conversa foi dinamizada pelos Presidentes das unidades orgânicas, docentes e ainda contou com testemunhos de ex-estudantes que frequentaram com sucesso os cursos da universidade.
A UTA agradece às escolas secundárias e aos alunos pela receção e por participaram ativamente na conversa.
 
UTA, do atlântico para o mundo!
No âmbito do protocolo de Cooperação entre a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) de Cabo Verde, e o Instituto Superior Técnico (IST), de Portugal, a UTA recebe no 18 de abril, pelas 10 horas da manhã, o Professor Doutor Vasco Guerra, que irá ministrar uma palestra sobre o trabalho que vem desenvolvendo como membro do grupo de plasmas reativos (N-PRiME) do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST. Um estudo excepcional sobre a modelização de plasmas frios produzidos em gases moleculares, como por exemplo a reciclagem do CO2 por plasmas, com vista à produção de combustíveis solares.

Após várias reuniões em formato online, aconteceu no dia 28 de março a primeira reunião presencial do Conselho Geral da UTA (CG-UTA). O Conselho Geral é o mais alto órgão de gestão colegial da UTA e para além dos representantes dos diversos setores internos da academia, possui três membros externos provenientes da sociedade civil, residentes em Cabo Verde e na diáspora e é presidido por um deles. 

São membros externos do Conselho Geral da UTA, o Prof. Doutor Luís Alves, na qualidade de Presidente, a Drª. Helena Rebelo Rodrigues, na qualidade de Vice-Presidente e o Doutor Júlio Lopes, na qualidade de Vogal. Os membros internos são o estudante Bruno Medina, Presidente da Associação de Estudantes da UTA, o funcionário administrativo Dr. Alexandre Fortes e os Professores Doutores Corrine Almeida do ISECMAR e Leonel Landim do ICTA. 

O Presidente do CG-UTA aproveitou a oportunidade para realizar uma missão alargada à universidade, realizando vários encontros de trabalho com os diversos públicos e setores da instituição, com vista a interagir com a comunidade académica sobre o processo de instalação da universidade, os ganhos já alcançados e os desafios que a UTA tem vindo a enfrentar.

Para além dos encontros com o Magnífico Reitor da UTA e a Equipa Reitoral, o Senhor Presidente do CG-UTA também se reuniu com os Conselhos de Gestão, Científico, Pedagógico e de Avaliação e Qualidade e com os Diretores de Serviços. 

De destacar ainda as visitas efetuadas às Unidades Orgânicas da UTA, o ICTA em Santo Antão e o ISECMAR em São Vicente, onde teve a oportunidade de realizar encontros de trabalho com os responsáveis locais, os órgãos internos, os funcionários e os estudantes. 

Também o IMAR e a EMAR, enquanto instituições que, juntamente com a UTA, formam o Campus do Mar de Cabo Verde e outras instituições externas, como são exemplos a autoridade da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente e a Câmara de Comércio do Barlavento, foram visitadas enquanto importantes stakeholders da universidade para a consolidação do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e desempenho do importante papel que nos é reconhecido na sub-região e no mundo em geral.

No final da missão, o Sr. Presidente do CG-UTA mostrou-se muito satisfeito com a visita à UTA por ter-lhe permitido estabelecer contactos com os diferentes públicos da instituição e inteirar-se da organização e funcionamento dos seus diferentes órgãos de gestão e administração. Isso possibilitará ao Conselho Geral inventariar as diferentes questões que se põem à instalação e consolidação da universidade e discutir possíveis soluções, que poderão passar pela aprovação do projeto AHEAD, submetido ao Programa ERASMUS +, importante exercício na procura de financiamento para as atividades previstas no Plano Plurianual 2022-2025, ora aprovado pelo Conselho Geral.