Sete alunos da UTA foram selecionados e premiados com bolsas, para representarem a universidade e Cabo Verde na cimeira da juventude sobre os oceanos, a “Ocean Youth Summit” - em AARHUS, Dinamarca, onde terão uma semana de novas experiências, aprendizado sobre o impacto da juventude nos oceanos, Desenvolvimento Sustentável e Transição Azul.
Os sete estudantes selecionados pertencem a diferentes cursos da UTA, entre eles, Licenciatura em Engenharia de Informática e de Telecomunicações, representados por: Vitória Anthony e Nuno Lima; Licenciatura em Ciências Biológicas, representados por Valentina Mónaco, Karina Levy e Élida Pio e estudantes do Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, WASCAL, Uzoma Nworgu (da Nigéria) e Osvaldina Soares.
Durante o evento, que decorre de 30 a 2 de junho, os estudantes terão a oportunidade de participar em palestras e workshops diversos, com temas de importância global como a poluição marinha; Gestão de Resiliência a Enchentes e Desenvolvimento Urbano; Biodiversidade; criatividade e cultura sobre os oceanos, entre outros.
A cimeira dos oceanos, está a ser realizada no âmbito da escala da Ocean Race em Aarhus na Dinamarca e objetiva incentivar os participantes de diferentes partes do mundo, a explorar e repensar a nossa relação com o oceano – porque a mudança azul é necessária e agora! Mais informações na página https://www.oceanyouthsummit.com/
A UTA aposta cada vez mais na Internacionalização, através de modalidades diversas de mobilidade que objetivam a excelência no ensino, como esta experiência dos estudantes na Dinamarca.
Fique atento à página e acompanhe todas as novidades referente a este e a outros assuntos interessantes e de relevância para o desenvolvimento do nosso país.
Confira abaixo as fotos da apresentação pública da 2ª Edição da Iniciativa Youth Challenge for Sustainable Development Goals, na região norte, realizada no dia 18 de Maio no auditório da Unidade Orgânica ISECMAR-UTA
Esta iniciativa do Governo promovida através do Instituto da Juventude e do Desporto - IDJ, visa promover a participação e o engajamento de jovens universitários nas questões essenciais para o desenvolvimento sustentável do país, e, ao mesmo tempo, fazer com que os mesmos se comprometam com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através de projetos inovadores e de impacto comunitário.
O concurso é destinado aos jovens universitários, residentes no país, entre os 18 e 35 anos, que frequentam qualquer instituição de Ensino Superior em Cabo Verde. Para mais informações, aceda a página do YouthConnekt Cabo Verde
No passado dia 19 de maio, foi assinado na Reitoria da Universidade Técnica do Atlântico, um protocolo de cooperação com a Clínica SAMEG - Serviços de Assistência Médica em Geral. Com este protocolo pretende-se promover uma melhoria da formação, qualidade de vida e saúde para as comunidades da UTA e da SAMEG.
Através do presente protocolo as duas instituições concedem condições especiais aos seus colaboradores em serviços prestados pelas instituições. No caso da UTA as condições especiais aplicam-se aos colaboradores, estudantes e Alumni.
A Clínica SAMEG - Serviços de Assistência Médica em Geral, tem mais de 27 anos na área de Medicina em Cabo Verde, com foco permanente na manutenção e aperfeiçoamento da qualidade na prestação dos serviços e sede na Rua Capitão Ambrósio nº 27, Mindelo.
𝐈 𝐄𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐜𝐚̂𝐦𝐛𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢́𝐟𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐔𝐓𝐀
Aconteceu no passado final de semana (nos dias 13 e 14 de maio), na ilha de Santo Antão, o primeiro intercâmbio de Iniciação Científica da UTA, organizado pelas unidades orgânicas ISECMAR e ICTA.
O objetivo do intercâmbio foi de promover a interação entre os estudantes das Ciências Biológicas do ISECMAR, estudantes dos cursos de Engenharia Zootécnica e Engenharia Agronómica do ICTA e docentes das duas Unidades Orgânicas, através de atividades de carácter científico, com o desenvolvimento de temas de diferentes áreas de conhecimento, e recorrendo-se a metodologias fáceis e com resultados práticos.
As atividades realizadas abrangeram a inventariação da biodiversidade, sem perder de vista as atividades de conservação
ambiental e as tecnologias de redução da pegada ecológica, com os objetivos de: Incentivar o desenvolvimento da pesquisa e da formação científica dos alunos; Promover atividades de inventariação de espécies na ilha de Santo Antão; Contribuir para o melhoramento da qualidade do Ensino Superior e da investigação entre outros aspetos importantes da área.
Hoje, dia 22 de maio, comemora-se o Dia internacional da Biodiversidade.
O Dia foi instaurado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de conservar e proteger a diversidade da vida no planeta e para a promoção do aumento da produtividade do ecossistema terrestre.
O tema deste ano é "Do Acordo à Ação: Reconstruir a Biodiversidade"e traz compromissos que orientam as ações e iniciativas globais para garantir a coexistência sustentável com a natureza.
No passado dia 17 de maio, a UTA recebeu a visita de cortesia do Presidente do Conselho da Administração da Agência de Aviação Civil - AAC, o Dr. Abraão Lima.
O Presidente da ACC foi recebido pelo Magnífico Reitor da UTA, Doutor João do Monte Duarte e o Vice-Reitor Doutor, Luís Fernandes na Reitoria da Universidade, onde discutiram ações futuras e conjuntas de integração, no âmbito do desenvolvimento de estratégias de implementação da nova unidade orgânica da universidade, o Instituto de Aeronáutica e Industria Turística - IAIT.