A Universidade Técnica do Atlântico, através da sua Unidade Orgânica - Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA), realiza amanhã, dia 28 de fevereiro, um Fórum de Auscultação sobre Necessidades e desafios de Formação e Investigação no Sector Agroambiental.
O objetivo do fórum é auscultar e discutir com participantes sobre as necessidades de formação e investigação no domínio agroambiental na região norte do arquipélago. Juntamente com os parceiros do setor, se pretente analisar as necessidades de formação e investigação para responder aos principais desafios que o sector agroambiental e o meio rural enfrentam.
Mais informações sobre o evento na nota conceptual:
Local do evento: Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto Novo
Horário: 8:30
Veja a divulgação na Inforpress:
A UTA foi convidada pelo Ministério da Educação e Investigação da Alemanha, para na qualidade de instituição parceira, participar na reunião ministerial conjunta do SASSCAL (instituição homónima do WASCAL para a região sul africana) e da WASCAL que se realizou nos dias 19 a 24 de fevereiro de 2023, em Berlim, Alemanha, representada pelo Magnífico Reitor, Doutor João do Monte Gomes Duarte.
A delegação de Cabo Verde foi chefiada pela excelentíssima Sra. Secretária de Estado do Ensino Superior, Doutora Eurídice Monteiro e integrou ainda a Doutora Ângela Moreno, representante de Cabo Verde na Comissão de Administração do WASCAL, a Dra. Fátima Silva, encarregada de negócios da Embaixada de Cabo Verde (1º dia) e o Dr. Emanuel Duarte, Embaixador de Cabo Verde na Alemanha (restantes dias).
A relembrar que WASCAL é uma instituição da região ocidental africana, da qual Cabo Verde faz parte conjuntamente com outros dez (10) países da Africa Ocidental, a Alemanha e a CEDEAO. O financiamento do WASCAL é principalmente assegurado pelo Governo da Alemanha e pelas comparticipações dos estados-membros.
A UTA é uma das doze (12) instituições parceiras do WASCAL – West African Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use e neste âmbito, a universidade tem em funcionamento desde 2019, o programa de Mestrado regional em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas, que recebe estudantes oriundos de onze países da Africa Ocidental para além de Cabo Verde.

POLTIC 12

No âmbito do projeto Investigação para o Desenvolvimento Sustentável, em colaboração com o Portfólio de Educação e Desenvolvimento na Primeira Infância e o Portfólio de Energia, Ambiente e Mudanças Climáticas, torna-se público que se encontra aberto, a partir do dia 3 de novembro até o dia 10 de novembro de 2022, o processo seletivo para recrutamento de 4 estudantes – assistentes de investigação – ao projeto de plataforma E-Ciência - Componente 1 do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada de Curta Duração na Área do Ambiente, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os estudantes deverão apoiar a equipa técnica da plataforma E-Ciência no período que decorrerá de novembro de 2022 a janeiro de 2023, nos termos apresentados no edital.

Público-alvo: estudantes da UTA (Unidade Orgânica ISECMAR)
Horário: part-time 4h/dia
Bolsa: 10.000$00 durante 3 meses
Não percam essa excelente oportunidade de contribuir para o projeto

Bolsa UTA Plaforma E-Ciencia

No âmbito do projeto de Investigação para o Desenvolvimento Sustentável, lançado pela PNUD, em colaboração com o Portfólio de Educação e Desenvolvimento na Primeira Infância e o Portfólio de Energia, Ambiente e Mudanças Climáticas, torna-se público os resultados do concurso de recrutamento de estudantes assistentes da UTA para a plataforma E-Ciência.

Confira a lista dos candidatos selecionados da Universidade Técnica do Atlântico.

Bolsa UTA Plaforma E-Ciencia

Divulgação do resultado do concurso do programa de incentivo ao Desenvolvimento de Pesquisa Aplicada de Curta Duração do Ambiente (PROA), cujo objetivo é a promoção, a educação e a investigação científica nacional relacionada à sustentabilidade ambiental.

Segue abaixo a lista de projetos selecionados das instituições participantes, dos quais a UTA teve cinco projetos classificados e financiados.

A Universidade congratula os participantes e contemplados com o financiamento.

LINK DA LISTA (clique aqui para ter acesso)