IMG 1549 small

O Excelentíssimo Sr. Ministro da Economia Marítima, visitou hoje 22 de Junho de 2020, O Instituto de Engenharias e Ciências do Mar, para inteirar-se do funcionamento do ISECMAR após o período de emergência e visitar as infraestruturas ligadas ao sector marítimo e à WASCAL.

Entrevista do Sr. Ministro da Economia Marítima (clique aqui para escutar)

Entrevista do Sr. Presidente do ISECMAR (clique aqui para escutar)

 

 

unnamed

Investigadores do ISECMAR-UTA acabam de publicar o manual intitulado “Técnicas de Construção Tradicional de Alvenaria de Pedra” e o website https://alvenariadepedra.uta.cv  desenvolvidos no âmbito do projeto de investigação “Preservação do Património Tradicional Construído de Cabo Verde – Técnicas de Construção Tradicional de Alvenaria de Pedra” financiado pelo Governo de Cabo Verde através do Gabinete do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e coordenado pela investigadora Vera Cibele Neves Marques do ISECMAR- UTA. O projeto conta ainda com a participação de outros colaboradores do ISECMAR-UTA bem como das universidades portuguesas de Aveiro e do Porto.

O projeto visa contribuir para a preservação do património tradicional construído e para o desenvolvimento local através da promoção do ressurgimento das técnicas de construção tradicionais de alvenaria de pedra, da utilização dos materiais locais e dos seus processos de obtenção/fabrico, para aplicação em intervenções de reabilitação de construções tradicionais bem como em novas construções. Pretende-se que o projeto tenha impacto no desenvolvimento do país, a nível: histórico-cultural, socioeconómico, saúde, ambiental e turístico.

O referido manual, em suporte eletrónico  pode ser consultado online no referido site ou no link: https://issuu.com/j2duarte/docs/manual_tecnicas_constru__o_interactivo_big

O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e da Integração Regional Dr. Rui Figueiredo visita o Instituto de Engenharias e Ciências do Mar e reuniu-se com o Presidente Prof. Doutor João do Monte Duarte e com a Profª. Doutora Corrine Almeida, Diretora do curso Regional de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas que decorre neste neste instituto. O principal objetivo da visita foi a de constatar o estado de desenvolvimento do referido programa de mestrado e saber do estado de adaptação dos 10 estudantes oriundos da Costa Ocidental Africana que frequentam o referido curso.

O curso de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas  é a primeira atividade acadêmica a ser realizada em Cabo verde em parceria com a rede WASCAL desde que o Governo ratificou no ano passado a adesão formal de Cabo Verde à WASCAL.

O WASCAL (Centro de Serviços de Ciências da África Ocidental sobre Mudanças Climáticas e Uso Adaptado da Terra) é um Centro de Serviços Climáticos focado em pesquisa em larga escala, projetado para ajudar a enfrentar esse desafio e, assim, melhorar a resiliência dos sistemas humanos e ambientais às mudanças climáticas e maior variabilidade. Isso é feito fortalecendo a infraestrutura e a capacidade de pesquisa na África Ocidental relacionadas às mudanças climáticas e reunindo a experiência de dez países da África Ocidental e da Alemanha.

Financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF), o WASCAL é implementado em um esforço colaborativo por parceiros da África Ocidental e da Alemanha.

O biólogo marinho e Professor Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (IECM) da Universidade Técnica do Atlântico, Rui Freitas fez parte duma investigação nas águas profundas de zonas costeiras de Cabo Verde através da Campanha Internacional POS532 da Geomar da Alemanha a bordo no NI Poseidon entre os dias 4 a 24 de fevereiro.

A investigação no Poseidon tinha como missão estudar os ecossistemas do oceano profundo das ilhas de Cabo Verde usando uma variedade de tecnologias de observação subaquática por gravação de vídeos bem como a combinação com amostras vindo de pequenas redes. Esta investigação permitiu observar a biodiversidade do oceano profundo da coluna de água, mas também no fundo do mar, podendo assim estabelecer uma base de referência da biodiversidade profunda bem como compreender a funcionalidade dos ecossistemas do oceano profundo e a conexão entre as zonas superficiais e profundas do oceano.

Além dos cientistas, o Poseidon levou bordo o JAGO, submergível tripulado que nesta missão mergulhou até aos 380 metros nas íngremes encostas de Santo Antão e Fogo. O JAGO observou, conseguiu filmes e fotografias únicas de feições geológicas, corais, peixes, conseguindo imagens incríveis e inéditas das profundidades do nosso mar como a lagosta rosa que foi observada pela primeira vez no seu habitat natural.

Foram registadas imagens inéditas das águas profundas de Cabo Verde, espécies novas e diferentes espécies no seu habitat natural, o que trouxe uma série de novas informações e dados para a ciência marinha de Cabo Verde a partir desta campanha.

Para mais informações poderá visitar os seguintes links:

  1. http://www.oceanblogs.org/capeverde/2019/02/22/pos532-first-observations-on-deep-water-benthic-communities-in-cabo-verde-coastal-areas/
  2. http://www.oceanblogs.org/capeverde/2019/02/20/pos532-cape-verde-cruise-tiefseeforschung-vor-den-kapverden/
  3. http://www.tcv.cv/index.php?paginas=47&id_cod=75972

Rui Freitas no JAGO