Após várias reuniões em formato online, aconteceu no dia 28 de março a primeira reunião presencial do Conselho Geral da UTA (CG-UTA). O Conselho Geral é o mais alto órgão de gestão colegial da UTA e para além dos representantes dos diversos setores internos da academia, possui três membros externos provenientes da sociedade civil, residentes em Cabo Verde e na diáspora e é presidido por um deles.
São membros externos do Conselho Geral da UTA, o Prof. Doutor Luís Alves, na qualidade de Presidente, a Drª. Helena Rebelo Rodrigues, na qualidade de Vice-Presidente e o Doutor Júlio Lopes, na qualidade de Vogal. Os membros internos são o estudante Bruno Medina, Presidente da Associação de Estudantes da UTA, o funcionário administrativo Dr. Alexandre Fortes e os Professores Doutores Corrine Almeida do ISECMAR e Leonel Landim do ICTA.
O Presidente do CG-UTA aproveitou a oportunidade para realizar uma missão alargada à universidade, realizando vários encontros de trabalho com os diversos públicos e setores da instituição, com vista a interagir com a comunidade académica sobre o processo de instalação da universidade, os ganhos já alcançados e os desafios que a UTA tem vindo a enfrentar.
Para além dos encontros com o Magnífico Reitor da UTA e a Equipa Reitoral, o Senhor Presidente do CG-UTA também se reuniu com os Conselhos de Gestão, Científico, Pedagógico e de Avaliação e Qualidade e com os Diretores de Serviços.
De destacar ainda as visitas efetuadas às Unidades Orgânicas da UTA, o ICTA em Santo Antão e o ISECMAR em São Vicente, onde teve a oportunidade de realizar encontros de trabalho com os responsáveis locais, os órgãos internos, os funcionários e os estudantes.
Também o IMAR e a EMAR, enquanto instituições que, juntamente com a UTA, formam o Campus do Mar de Cabo Verde e outras instituições externas, como são exemplos a autoridade da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente e a Câmara de Comércio do Barlavento, foram visitadas enquanto importantes stakeholders da universidade para a consolidação do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e desempenho do importante papel que nos é reconhecido na sub-região e no mundo em geral.
No final da missão, o Sr. Presidente do CG-UTA mostrou-se muito satisfeito com a visita à UTA por ter-lhe permitido estabelecer contactos com os diferentes públicos da instituição e inteirar-se da organização e funcionamento dos seus diferentes órgãos de gestão e administração. Isso possibilitará ao Conselho Geral inventariar as diferentes questões que se põem à instalação e consolidação da universidade e discutir possíveis soluções, que poderão passar pela aprovação do projeto AHEAD, submetido ao Programa ERASMUS +, importante exercício na procura de financiamento para as atividades previstas no Plano Plurianual 2022-2025, ora aprovado pelo Conselho Geral.