"No dia 17 de junho foi realizado um workshop online: Macaronesian Algae Blue Bioeconomy (#EMDinMyCountry), cujo objetivo visa valorizar a biotecnologia azul baseada nas algas da região da macaronésia e dar visibilidade às ações que vêm sendo desenvolvidas neste setor. O evento, que contou com a participação de vários especialistas/oradores, entre os quais, a Profª Drª Neusa Pinheiro, da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), foi organizado pelo Banco Espanhol de Algas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (BEA-ULPGC), a Sociedade de Promoção Econômica de Gran Canaria (SPEGC) e a Agência Canária para a Investigação, Inovação e Sociedade da Informação (ACIISI), em colaboração com os parceiros do projeto Interreg Mac REBECA, REBECA-CCT e FORWARD, que destaque da UTA. O vídeo do evento pode ser consultado através do link:https://www.youtube.com/watch?v=2eerMSc_HbY"

NEWSLETTER UTA EdiçãoII 1Pik

Bruno Carlos dos Santos Melício, ex-estudante do curso de Engenharia Informática e Computadores do atual ISECMAR, foi classificado em primeiro lugar na Conferência da Associação Científica de Estudantes (Tudományos Diákköri Konferencia - TDK) da Universidade Eötvös Loránd da Hungria.

O seu projeto intitulado "DeepRehab: Real Time Deep Pose Refinement on the Edge - A Rehabilitation Use Case" foi desenvolvido em co-autoria com o seu colega de Curso de Mestrado em Ciências da Computação, Baranyi Gábor.

Com a premiação os autores do projeto receberam um Certificado de Primeiro Classificado, um voucher no valor de 5000 HUF para compras na Media Markt, oferecido pela empresa Morgan Stanley que patrocinou o evento e ainda ficaram automaticamente selecionados para participação na Conferência Nacional de Estudantes Científicos da Hungria que acontecerá a partir de 30 de março de 2021.

O ISECMAR aproveita para felicitar ao seu Ex-Estudante Bruno Carlos dos Santos Melício por esse feito e reiterar os nossos votos de muita felicidade e sucesso na sua vida pessoal, académica e profissional.

 Mais informações acerca do evento podem ser consultadas aqui:

https://www.inf.elte.hu/content/2020-teli-tdk-konferencia-informatikai-szekcio.t.2122

Os calendários podem ser consultados na página do Facebook do ISECMAR (clique aqui para ter acesso)   ou através dos respetivos links:

No âmbito do Programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas do WASCAL CV e inserido no Instituto de Engenharias e Ciências Marinhas – ISECMAR, da Universidade Técnica do Atlântico, foi realizada no dia 14 de dezembro, a cerimónia oficial de boas vindas aos estudantes da 2ª turma do programa.

O evento aconteceu no pátio do Edifício B do ISECMAR, foi presidido pela Digníssima Reitora da UTA, Dra. Raffaela Gozzelino e contou com a presença do Presidente do ISECMAR, Dr. Luís Fernandes, da Diretora do WASCAL CV, Dra. Corrine Almeida e do Vice-Diretor, Dr. António Pinto Almeida.

Também estiveram presentes os alunos da 1ª turma do Mestrado, professores do ISECMAR, bem como o staff do WASCAL CV.

Na ocasião, a Diretora do WASCAL CV, Dra. Corrine Almeida, afirmou que apesar dos constrangimentos causados pela pandemia do COVID 19, a equipa do WASCAL CV conseguiu adaptar o Programa e reuniu condições para que os estudantes tivessem aulas por videoconferência e fossem desenvolvidas outras atividades, como visitas de estudo e saídas de campo.

Os estudantes, recém-chegados ao país e muito motivados, disseram sentir-se bem acolhidos pelos membros do staff do WASCAL CV e que tem um sentimento de que será uma boa experiência.

Recorde-se que o Programa WASCAL (West Africana Science Service Centre on Climate Change and Adapted Land Use) é um Centro de Serviços Científicos que está implementado em 11 países da África Ocidental e é financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.

No âmbito do programa WASCAL Cabo Verde e na sequência da nomeação do Dr. Luís Fernandes ao cargo de atual Presidente do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR), foi indicado o Prof. Dr. António Pinto Almeida para desempenhar a função de Vice-Diretor do Programa de Mestrado em Mudanças Climáticas e Ciências Marinhas. 

O Prof. Dr. António Pinto Almeida está envolvido com o Programa WASCAL em Cabo Verde desde a sua implementação, tendo apoiado ativamente o processo de seleção dos estudantes da primeira edição do referido Programa de Mestrado.